O aplicativo 'Botão do Pânico" foi lançado na manhã desta quarta-feira (19), pela Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, para atender pessoas da terceira idade em situação de urgência e emergência.

A vinhedense Maria Celeste Piton, de 72 anos, foi a primeira a comparecer à sede da Guarda Municipal para aderir à nova funcionalidade. “É como um novo ajudante em nossa rotina. Eu, por exemplo, moro só com o meu marido, por isso, é muito bom poder contar com um serviço tão acessível. Eu não sou tão acostumada com tecnologia, mas achei tudo bem fácil e simples”, relata a aposentada.

A funcionalidade digital conta com a supervisão do COI (Centro de Operações Integradas) durante 24 horas por dia. “Nós esperamos que o aplicativo agilize o atendimento da Guarda Municipal, oferecendo uma maior exatidão na geolocalização da pessoa e no tipo de ocorrência, policial ou socorro médico. Isso resulta num atendimento mais preciso e rápido ao idoso”, explica o inspetor do COI, Leandro Ferragut.

O ‘Botão do Pânico’ está disponível para celulares Android (baixar) e iOS (baixar). Com ele, o usuário pode acionar a GCM através do ‘Botão do Pânico’, ‘Disk 153’ e Chat Interativo (com áudio, foto e vídeo). O COI (Centro de Operações Integradas), que administra o serviço, em tempo integral, recebe a notificação da ocorrência instantaneamente.

Os interessados devem realizar o cadastro presencialmente na sede da Guarda Municipal, das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

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