As Escolas Municipais e Estaduais de Louveira, além de oferecerem aos alunos uma merenda preparada com alimentos nutritivos, frescos, e oriundos da agricultura familiar, prepararam refeições adaptadas para crianças com restriçoes alimentares.

Os cardápios são elaborados com base na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em especial a partir da Resolução 2 e 20 do ano de 2020, que exige alimentos in natura na alimentação das crianças ou minimamente processados. O objetivo é criar hábitos saudáveis na população.

As escolas contam com a estrutura da Cozinha Piloto e com a rede de profissionais nutricionistas e técnicos, que elaboram os pratos quentes para serem distribuídos nas escolas. Hoje a Cozinha Piloto atende aproximadamente 10,8 mil estudantes, e não apenas aos alunos da rede municipal, mas também da rede estadual. De acordo com a Divisão de Merenda, são cerca de 40 mil refeições por dia, com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, inclusive considerando as refeições das crianças do período integral.

O cardápio inclusivo é elaborado especificamente  para os alunos com restrições alimentares e atende tanto as necessidades culturais de cada aluno cadastrado, como motivo religioso, mas a maioria se deve a questões de saúde, como alergias e patologias diversas - problemas renais, diabetes, entre outros.

A Divisão de Merenda elabora e entrega nas escolas uma refeição individualizada com o nome do aluno, o período e a escola em que estuda. Hoje a rede municipal de ensino atende 530 alunos com restrições alimentares, mas o número deve aumentar ao longo do ano. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!