A Secretaria de Saúde de Vinhedo decretou estado de emergência na última segunda-feira (18),  devido a epidemia de dengue na cidade. O decreto foi oficialmente publicado no Diário Oficial.

Considerando o alto número de casos, tanto confirmados como notificados, e as condições climáticas que favorecem a proliferação do Aedes aegypti, a situação já é caracterizada como epidemia.

De acordo com o Secretário de Saúde, Milton Ribolli, o decreto tem como objetivo facilitar a obtenção, junto do Ministério de Saúde, de novos recursos federais para intensificar o combate à epidemia de dengue no município, bem como a aquisição de insumos e contratação de profissionais.

Vinhedo registrou até 18 de março, um total de 319 casos, sendo 46 destes casos importados (quando a pessoa se infecta em outra cidade). As regiões mais afetadas pela dengue na cidade são: Capela (93 casos locais e 9 importados), Vila João XXIII (61 casos locais e 2 importados), Vista Alegre (28 casos locais e 8 importados), Centro (27 casos locais e 7 importados) e Nova Vinhedo (15 casos locais e 2 importados).

Durante o mutirão realizado pela equipe da Zoonoses, organizado pelo Conselho da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no último sábado (16), em imóveis na Vila João XXIII, os agentes de saúde detectaram uma grande concentração de larvas em recipientes, passíveis de remoção e de fácil eliminação de água pelos moradores, como latas, garrafas, lonas, entulho de construção, vaso e prato de planta, comedouro animal, baldes, regadores, entre outros. Também encontraram larvas em piscinas, depósitos de construção e ainda em recipientes naturais como bromélias e oco de árvores.

Além dessas ações, a Prefeitura de Vinhedo e a Câmara também estão realizando a campanha "10 minutos contra a dengue", mobilização que pede a dedicação de pelo menos 10 minutos por semana para a luta contra a doença.

Desta forma, a população consegue impedir que os ovos do vetor e larvas cheguem à fase adulta, e que o mosquito transmita a doença. A ação também conta com folhetos e cartazes de conscientização, material que está sendo distribuído para estudantes da rede municipal.

Cuidados para prevenir a dengue:
Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;
Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;
Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;
Tampar ralos;
Manter o vaso sanitário sempre fechado;
Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;
Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!