As ações de controle contra a dengue foram intensificadas pelo setor de Controle de Zoonoses, em Vinhedo. As visitas para prevenção da doença estão sendo realizadas também aos finais de semana, em todos os bairros e condomínios do município.
A abordagem é feita nas casas, e com a autorização do proprietário, a equipe de combate contra a dengue adentra e faz a inspeção, coletando amostras, procurando possíveis criadouros, fazendo anotações técnicas, orientando e esclarecendo as dúvidas dos moradores.
A iniciativa é um trabalho contínuo do setor que ocorre de casa a casa, diariamente na semana, durante todo o ano, porém, está sendo reforçada agora nos finais de semana, especialmente pela atual época mais chuvosa, entre novembro e maio, em que o vetor Aedes aegypti tende a se proliferar.
Até está terça-feira (20), Vinhedo registrou 67 casos de dengue em 2024, sendo 19 destes casos importados (quando a pessoa se infecta em outra cidade).
Vistorias
As ações realizadas pela equipe da Zoonoses vêm enfrentando um grande número de recusas para liberar a vistoria dos espaços.
A Secretaria reforça a importância da contribuição da população para a mudança de hábito e a auto inspeção de seus quintais. A eliminação de criadouros que possam ser ou tornar-se criadouros do vetor do Aedes aegypti é extremamente importante para a qualidade das ações de combate às arboviroses.
Munícipes que apresentem sintomas de febre acompanhada de dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas vermelhas pelo corpo, devem procurar atendimento médico e evitar a automedicação.