O Projeto gen-t do Brasil nasceu a partir do encontro entre cientistas e investidores com o desejo de incluir o povo brasileiro na era da Medicina de Precisão. Contribuir com um banco genético para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças na população brasileira é o objetivo do projeto, que esta semana retornou a Vinhedo para coletar novas amostras.Quem participa, doa uma amostra de sangue e realiza exames laboratoriais sem nenhum custo e contribui com os avanços na medicina de precisão.

As coletas de sangue para quem não conseguiu participar anteriormente, serão realizadas na UBS Vila Planalto, localizada na Rua Brasília, nº 273, de segunda a sexta, das 7h às 9h. Para participar, é preciso ser brasileiro(a), ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, apresentar um documento com foto (como RG ou CNH) e fazer o  agendamento  on-line. 

Através do hemograma completo, avaliação do colesterol e exames para diabetes, além de aferição da pressão arterial, mapeamento da frequência cardíaca e análise do Índice de Massa Corporal (IMC) e da circunferência abdominal é possível fazer uma avaliação geral da saúde dos participantes, identificar fatores de risco e detectar doenças. O resultado dos exames fica pronto em até 96 horas e será enviado ao participante o por e-mail e SMS.

Parte da amostra tem como destino um laboratório parceiro para a realização dos exames laboratoriais, a outra parte é direcionada para o laboratório da gen-t, onde passa por um rigoroso processo de conferência e recebe um código de identificação. 

Assim, as informações pessoais se tornam anônimas, garantindo a privacidade dos voluntários. Em seguida, o DNA é extraído do resto do sangue e fica pronto para o sequenciamento genético.

“As descobertas do projeto podem se traduzir no desenvolvimento de novos medicamentos mais eficazes, mais específicos e mais inteligentes. E o melhor de tudo: este não é um benefício apenas para o indivíduo, é um benefício para todos", conta Lygia V. Pereira, CEO da gen-t e professora titular de Genética Humana na Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente, 80% do material genético utilizado para pesquisas no mundo vêm de populações brancas e de origem europeia, o que limita o potencial de descobertas e a efetividade de algumas terapias para outras populações. O  Brasil tem grande potencial para mudar esse cenário, já que nosso povo é formado pela mistura de diversas etnias.

Além de fomentar a ciência genômica do mundo, o projeto pretende melhorar a medicina de precisão para brasileiros, pois será uma mostra genética da nossa população.

Serviço:
Projeto gen-t do Brasil - Coleta Vinhedo
Data: a partir de 08 de janeiro de 2024 
Idade mínima: 18 anos
Local de coleta: UBS Vila Planalto
Endereço: Rua Brasília, nº 273 - Centro, Vinhedo - SP - CEP: 13280-000
Informações e agendamento: acesse o link  do projeto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!