Colheita da Uva Niágara Rosada em Louveira segue até janeiro

A safra começou há cerca de 20 dias, resultado do trabalho intenso dos produtores, aliado às políticas públicas de apoio à agricultura

Foto: Arquivo/Prefeitura
A produção da Uva Niágara Rosada em Louveira é de aproximadamente 4,2 mil toneladas por ano

A Uva Niágara Rosada, principal variedade de uva de mesa cultivada em Louveira e região, está em época de colheita, e segue até janeiro. A safra é resultado do trabalho intenso dos viticultores, juntamente com sólidas políticas públicas de apoio à agricultura na cidade. Neste ano, além do Promif, principal Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura, a Prefeitura implementou o Programa de Incentivo ao Cultivo Protegido, além do início da construção da Usina de Suco de Uva, que será mais um importante aliado aos agricultores.

A safra da uva em Louveira envolve 88 produtores numa área de 210 hectares. De acordo com a Divisão de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a produção da Niágara Rosada em Louveira é de aproximadamente 4,2 mil toneladas por ano, sendo 3 mil toneladas na safra normal (entre novembro e janeiro) e 1,2 mil toneladas na segunda poda (entre abril e maio), podendo variar de ano a ano por fatores naturais.

Visando o fortalecimento da agricultura como desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura ampliou as ações com a implantação do Programa de Incentivo ao Cultivo Protegido – voltado para aquisição de telas e outros equipamentos de proteção do parreiral contra pássaros e intempéries, como granizo, e deu início também à construção da Usina de Suco de Uva, que segue avançada e que será um local para armazenamento das uvas não comercializadas na safra para produção de suco, e também um local de visitação turística.