O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado em 1º dezembro, intensificando a programação do ‘Dezembro Vermelho’, campanha que incentiva a realização de testes de HIV e sífilis .
Em Vinhedo, desde novembro a Secretaria de Saúde vem realizando a testagem do HIV e da sífilis, onde o risco de transmissão das doenças é maior. Todas as Unidades de Saúde, assim como em Clínicas de Reabilitação e nas escolas, EM Prof André Franco Montoro e EM Integração - aos alunos e professores do EJA e ETEC, realizam o procedimento.
A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
A campanha também reforça as ações de prevenção e diagnóstico ao HIV e às outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV/AIDS no estado de São Paulo.
No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.