Louveira foi premiada como melhor cidade do Brasil em investimentos na área de Infraestrutura e Mobilidade Urbana na noite desta segunda-feira(11), na cerimônia do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, que revelou as Cidades Excelentes do país, em diversas categorias.
O resultado se deu após uma analise detalhada pela plataforma que contempla 67 indicadores, distribuídos entre os seis pilares, todos com algoritmo próprio, utilizando dados oficiais dos mais de 5.570 municípios avaliados. Ainda, para consolidar a credibilidade desta avaliação, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo forneceu acesso aos dados e informações de natureza pública referentes aos 644 municípios fiscalizados. O prêmio conta ainda com auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil. A cerimônia de premiação contou com a presença do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin.
Louveira concorreu na categoria de cidades entre 30 e 100 mil habitantes no pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana. A cidade já havia sido escolhida a melhor do Estado de São Paulo, em evento realizado nos estúdios da Band, em novembro, e, por isso, participou como representante estadual do prêmio nacional.
Este ano, além do prêmio nacional, Louveira também foi finalista, no Estado, na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que utiliza as notas do Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila, com o objetivo de promover o Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano e reconhecer boas práticas de gestão pública nos municípios do país. O IGMA é composto por seis pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Diante da conquista, o prefeito Estanislau Steck comentou: “É uma comprovação de que estamos no caminho certo, trabalhando para colocar Louveira na rota do desenvolvimento econômico com sustentabilidade e, principalmente, com serviços públicos que atendam as demandas da população.
Com a finalidade de aprimorar a avaliação dos municípios no Prêmio Band Cidades Excelentes, os Tribunais de Contas dos Estados de São Paulo e Rondônia formalizaram um acordo de cooperação técnica para troca de metodologias, conhecimentos técnicos e acesso a dados públicos.