A Feira do Produtor é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Louveira (SEDEC), que é sucesso há dois anos na cidade. Com o objetivo de fomentar a economia valorizando o trabalho da agricultura familiar, a feira tornou-se uma opção cada vez mais atraente para o público, que encontra produtos frescos, com menos insumos químicos, trazidos das plantações da região e comercializados na Estação Ferroviária de Louveira, às terças-feiras, das 16h às 20h30.
"A feira se tornou um ambiente onde as pessoas podem passar momentos agradáveis com a família, com os amigos, além e fazer as compras. Toda terça tem uma apresentação musical, viabilizada pela Secretaria de Cultura; tem o espaço para as crianças brincarem, com pula-pula e brinquedos infláveis. Então deu certo e tem crescido, até mesmo com o aumento na participação dos artesãos também”, disse o Prefeito Estanislau Steck.
A aposentada Elza Tasso mora na região central e conta que a feira se tornou uma referência de compras para ela e também ponto de encontro com as amigas. “Eu venho toda semana; compro muita fruta, legumes; gosto muito de levar o café moído também”.
Para o consumidor, a feira é um ponto de referência de compras e momentos agradáveis. Para o produtor rural é um importante local de trabalho onde podem gerar renda, comercializando o que plantam.
A agricultora, Solange de Oliveira, vende verduras e legumes e ressalta a importância da feira para a família. “Estou desde o começo do projeto. O meu esposo fica na roça e eu venho para feira. Para nós, compensa muito e para o cliente também. É uma troca, porque nós colhemos no dia e trazemos para a feira; a gente cuida bastante no plantio, no transporte, no manuseio; não chega a ser um produto orgânico, mas o cliente compra um produto com redução de defensivos”, disse a agricultora, moradora do Engenho Seco.
O ambiente amplo oferece também várias opções de doces e salgados. Entre elas, as delícias do milho verde, espetinho, cachorro-quente, salgados, pão caseiro, temperos variados, queijos frescos e curados, churros, picolé gourmet, e o pastel com caldo de cana. O artesanato, com peças elaboradas pelos artesãos de Louveira, também está presente.
Além da Feira do Produtor, Louveira possui mais quatro feiras ao ar livre que ofertam produtos de hortifruti. Confira os dias e horários:
Feiras diurnas
Quartas-feiras
- das 5h às 13h
Local: Av. José Niero - Centro
Domingos
- das 5h às 13h
Local: Praça da Igreja Padre Pedro Sanches - Bairro Santo Antônio
Feiras noturnas
Quartas-feiras
- das 16h às 20h30
Local: Rua Uva Patrícia, 131, no Terra da Uva
*Com atração musical e brinquedos
Sextas-feiras
- das 16h às 20h30
Local: Praça da Bica, no Santo Antônio