
Vinhedo está entre os finalistas do 9º Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), que reconhece boas práticas de sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi) concorre na Categoria D – Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas em municípios associados – com o projeto “Reciclagem do lixo eletrônico”, ao lado do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O vencedor será anunciado no dia 28 de novembro, durante cerimônia no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa.
O projeto do Ceprovi foi implantado em abril de 2025, é o primeiro e único ecoponto de Vinhedo destinado ao descarte correto de equipamentos eletrônicos inutilizados, como computadores, tablets, pilhas e baterias.
A ação é fruto de uma parceria entre o Lions Clube de Vinhedo e a empresa Recitek, especializada em gerenciamento de e-lixo.
Conscientização e reaproveitamento de recursos
A iniciativa tem impacto direto na redução da contaminação do solo e da água por resíduos tóxicos e incentiva a comunidade a adotar práticas de consumo mais sustentáveis.

O material arrecadado é revertido em recursos financeiros, que são reinvestidos na própria escola.
Em 2023, por exemplo, o volume de lixo eletrônico coletado rendeu R$ 2 mil, aplicados na manutenção da unidade e em bolsas de estudo para alunos de baixa renda.
O presidente do Ceprovi, Aldo Freddi Sobrinho, celebrou a indicação e destacou a importância do reconhecimento.
“Nossa expectativa é que essa conquista engaje ainda mais a comunidade e incentive novas ações de conscientização ambiental junto às crianças, adolescentes e jovens. O prêmio amplia nossa responsabilidade e inspira outras instituições a seguirem o mesmo caminho”, afirmou.
Sustentabilidade e metas globais
O projeto “Reciclagem do lixo eletrônico” está alinhado a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como os ODS 6 (Água potável e saneamento), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 13 (Ação contra a mudança global do clima).
Além de Vinhedo, concorrem na mesma categoria o “EducaTrilha na Escola”, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), voltado à formação de professores e estudantes em educação ambiental, e o “Projeto Clara: uma gotinha d’água”, da Unicamp, que utiliza histórias infantis para promover a valorização da água e da sustentabilidade.
Reconhecimento regional
Na tarde do mesmo dia da premiação, os finalistas participarão do Água Summit, um workshop interativo em que o público escolherá o vencedor do Troféu Beija-Flor pela Água, símbolo da criatividade e do impacto positivo dos projetos inscritos.
Promovido desde 2000, o Prêmio Ação pela Água é considerado o principal reconhecimento ambiental das Bacias PCJ. Nesta 9ª edição, o tema central é “Segurança Hídrica é nossa Meta Global: Juntos pelos ODS”, e o prêmio registrou recorde de 179 projetos habilitados, o maior número desde sua criação.