Dia D de Combate à Dengue será realizado neste sábado em Valinhos

Ação acontece na UBS do São Marcos, com vacinação infantil e mutirão de vistorias em residências

Orientação da Vigilância em Saúde é para que a população continue eliminando recipientes que possam acumular água parada
Foto: Foto: Prefeitura de Valinhos
Orientação da Vigilância em Saúde é para que a população continue eliminando recipientes que possam acumular água parada

A Prefeitura de Valinhos promove neste sábado (8), das 8h30 às 16h30, o Dia D de Combate à Dengue na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Marcos . A ação integra a campanha estadual coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e marca o início das mobilizações de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti antes do período de chuvas.

O bairro São Marcos foi escolhido por ter sido um dos mais afetados durante o último verão. Durante o dia, equipes da Vigilância em Saúde farão vistorias em residências, eliminando criadouros e orientando moradores sobre as medidas de prevenção.

Vacinação e pedágio educativo

Além das visitas, o evento contará com vacinação contra a dengue para o público de 10 a 14 anos, e a UBS aproveitará a data para atualizar a caderneta de vacinação de pessoas com outras doses pendentes.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação.

Agentes de controle de endemias também farão um “pedágio educativo” pelas ruas do bairro, com orientações sobre limpeza de quintais e cuidados com recipientes que acumulam água.

A recomendação é simples: dez minutos por semana são suficientes para manter a casa livre do mosquito.

Redução de casos e nova meta

Entre janeiro e maio deste ano, Valinhos registrou 1.675 casos confirmados de dengue, uma redução de mais de 70% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve 6.275 casos.

O resultado é atribuído às ações conjuntas da Secretaria da Saúde, da Secretaria de Serviços Públicos — com a operação Limpa Valinhos — e ao engajamento da população.

A secretária da Saúde, Luciana Pignatta, destaca que o objetivo é manter a tendência de queda: “Estamos envolvidos neste trabalho coordenado pelo Governo do Estado para iniciar a conscientização antes do período chuvoso. O cuidado dos 10 minutinhos por semana precisa virar um hábito consolidado. Só com a parceria da população vamos vencer a dengue”, afirmou.

Ações nos bairros

Além do São Marcos, outros bairros também receberão visitas dos agentes de saúde. A prefeitura orienta que os moradores verifiquem o crachá e o uniforme dos profissionais, identificados pela Vigilância em Zoonoses.

Em caso de dúvida ou suspeita de falsos agentes, a população deve entrar em contato pelos números (19) 3829-1252 (de segunda a sexta-feira) ou (19) 99691-5725 (fins de semana).

Em caso de chuva, o cronograma das vistorias poderá ser alterado.


Próximas ações

O próximo Dia D de Combate à Dengue será no dia 6 de dezembro, na UBS do Parque Portugal. Até lá, a Secretaria da Saúde promoverá rodas de conversa, sempre às 9h30, nas seguintes datas e locais:

15/11 – UBS Jardim Pinheiros
29/11 – Jardim América II
13/12 – UBS São Bento

Nesta quarta-feira (5), a Secretaria da Saúde realizou um encontro com agentes comunitários, de endemias e de vetores, que marcou o início dos treinamentos para as novas ações de combate à dengue.

Serviço

Dia D de Combate à Dengue
Data:
8 de novembro (sábado)
Horário: 8h30 às 16h30
Local: UBS São Marcos — Rua Cinco, 516