Valinhos anuncia datas da Festa do Figo e Expogoiaba em 2026

Tradicional evento acontece de 16 de janeiro a 1º de fevereiro e deve receber mais de 220 mil visitantes no Parque Municipal de Feiras

Evento celebra a agricultura, a cultura e o turismo de Valinhos
Foto: Foto: Prefeitura de Valinhos
Evento celebra a agricultura, a cultura e o turismo de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos divulgou nesta segunda-feira (3) o período oficial da 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba, que celebra a agricultura, a cultura e o turismo da cidade. A edição de 2026 acontece de 16 de janeiro a 1º de fevereiro, no Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini, com diversas atrações para toda a família.

Considerado um dos maiores eventos do Estado de São Paulo, a festa pretende atrair mais de 220 mil visitantes, repetindo o sucesso das edições anteriores  reunindo cultura, gastronomia e turismo rural em um ambiente de celebração, integração e valorização das raízes de Valinhos, consolidando-se como uma das festas mais tradicionais do calendário paulista.

Programação e estrutura

A programação conta com diversas atrações culturais e musicais, ampla praça de alimentação, venda de frutas típicas da região — especialmente o figo e a goiaba —, além de parque de diversões, estandes de vendas de produtos, agroturismo e outras atividades voltadas a todos os públicos.

A variedade de opções busca atender diferentes perfis de visitantes, desde famílias com crianças até apreciadores da gastronomia regional.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora da Festa, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big, os preparativos estão em andamento para garantir uma edição ainda mais estruturada e acolhedora.

"Em breve traremos todas as novidades da edição 2026, que está sendo planejada com muito carinho e empenho pela Comissão. Assim como em 2025, esperamos receber um grande público e realizar mais uma festa inesquecível, que é motivo de orgulho para Valinhos e referência em todo o Estado de São Paulo", destacou.

Corte da festa e melhorias planejadas

Entre as primeiras atividades já promovidas pela Comissão para a edição de 2026 está a seleção de candidatas para a formação da Corte, representada por uma rainha e duas princesas.

As escolhidas serão conhecidas neste sábado (8), mediante escolha por júri durante baile de coroação, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, no Clube Atlético Valinhense.

Big também relembrou os desafios da edição anterior e reafirmou o compromisso de aprimorar a estrutura do evento. "Em 2025 assumimos o governo com a festa já em andamento e, mesmo em curto prazo, conseguimos oferecer um evento que acolheu e encantou o público. Em 2026, queremos fazer ainda melhor: uma festa planejada desde o início, proporcionando momentos de alegria, com mais conforto, valorizando a inclusão e atrações incríveis", completou o presidente.

A expectativa da Comissão Organizadora é oferecer uma experiência aprimorada aos visitantes, com maior conforto, infraestrutura adequada e valorização das tradições locais.

O planejamento antecipado permite ajustes na logística, segurança e programação, garantindo melhor qualidade no atendimento ao público.


Funcionamento do evento

A festa funcionará em dias alternados ao longo das três semanas de realização, com abertura às 17h nos dias de semana e às 10h nos finais de semana.

O encerramento acontece sempre à meia-noite. Confira a programação completa:

Primeira semana
16/01 (sexta) – 17h à meia-noite
17/01 (sábado) – 10h à meia-noite
18/01 (domingo) – 10h à meia-noite
19/01 (segunda, facultativo) – 17h à meia-noite
20/01 (terça, facultativo) – 17h à meia-noite

Segunda semana
22/01 (quinta) – 17h à meia-noite
23/01 (sexta) – 17h à meia-noite
24/01 (sábado) – 10h à meia-noite
25/01 (domingo) – 10h à meia-noite

Terceira semana
29/01 (quinta) – 17h à meia-noite
30/01 (sexta) – 17h à meia-noite
31/01 (sábado) – 10h à meia-noite
01/02 (domingo) – 10h à meia-noite

Com 75 edições da Festa do Figo e 30 edições da Expogoiaba, o evento consolida Valinhos como importante destino turístico e cultural da Região Metropolitana de Campinas (RMC), valorizando a produção agrícola local e fortalecendo a economia do município.