
A Polícia Civil de Vinhedo prendeu, na sexta-feira (31), em Itatiba (SP), um homem suspeito de envolvimento no roubo de 27 armas de fogo e cerca de 4 mil munições de um colecionador de 50 anos. O crime, praticado por um grupo que se passou por policiais federais, ocorreu no último dia 28 de outubro, em uma chácara no município.
De acordo com a corporação, o suspeito foi localizado no bairro Parque das Nações, onde admitiu ter deixado parte do material roubado na casa de um vizinho.
No endereço, os investigadores encontraram quatro armas, diversas munições e roupas semelhantes às utilizadas pelos criminosos durante o assalto.
Falsa operação policial
Segundo a vítima, os assaltantes apresentaram um mandado de busca e apreensão falso e simularam o cumprimento de uma operação policial.

Durante a ação, o colecionador e outras pessoas que estavam no imóvel foram rendidos enquanto os criminosos recolhiam armas, munições e documentos.
O grupo levou 27 armas de fogo — entre fuzis, espingardas, pistolas e revólveres —, além de cerca de 4 mil munições intactas, 2 mil cartuchos vazios, 20 quilos de pólvora e equipamentos.
Todo o material foi colocado em um caminhão do tipo baú, usado para o transporte do arsenal.
O colecionador foi levado pelos falsos agentes em uma viatura descaracterizada e abandonado às margens da Rodovia Edenor João Tasca, em Itatiba, após ser ameaçado de morte. Só então percebeu que se tratava de um assalto.
A investigação apontou ainda que o cabo de fibra óptica da região foi cortado, possivelmente para dificultar a comunicação e atrasar a chegada da polícia ao local.
Vizinhos sob suspeita
Na noite do crime, a Polícia Civil já havia prendido outro homem, vizinho da vítima, suspeito de repassar informações sobre a rotina do colecionador e o acervo de armas à quadrilha.
Segundo o boletim de ocorrência, ele confessou o envolvimento e afirmou ter sido ameaçado pelos criminosos.
O segundo suspeito, capturado na sexta-feira (31), relatou que deixou parte do arsenal na casa de outro morador, que, segundo a polícia, não teria ligação com o roubo.
As armas recuperadas foram apreendidas e encaminhadas para perícia técnica.
A Polícia Civil de Vinhedo prossegue com as investigações para identificar e prender os demais integrantes do grupo. O homem detido em Itatiba foi levado ao 2º Distrito Policial de Campinas, onde permanece à disposição da Justiça.
O caso foi registrado como roubo qualificado e associação criminosa.