Estudantes transformam ideias em soluções sustentáveis em Vinhedo

Ideathon estimulou criatividade e colaboração, premiando projetos voltados à água, economia circular e bem-estar animal

Evento reuniu jovens em torno de projetos focados em sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo social
Foto: Foto: Prefeitura de Vinhedo
Evento reuniu jovens em torno de projetos focados em sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo social
{!$sinalizador_ad$!}

A cidade de Vinhedo se tornou palco de inovação no último sábado (27), quando estudantes de ensino médio e superior de escolas públicas, privadas e de cidades vizinhas se reuniram para criar soluções concretas para desafios da região. O Ideathon São Paulo – Edição Vinhedo, uma parceria do Sebrae-SP, por meio do programa Sebrae for Startups com a Prefeitura de Vinhedo, reuniu jovens em torno de projetos focados em sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo social, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi), com apoio do Centro Paula Souza e instituições como Fatec Indaiatuba, Fatec Campinas e Etec Bento Quirino.

Participaram alunos de escolas municipais, como Maria do Carmo, Instituto Itacolomi e Escola Santana, e da Etec Vinhedo, ampliando a diversidade de ideias e perspectivas durante as atividades do evento.

Criatividade em ação

O tema do evento, “Transformando Vinhedo: Soluções Sustentáveis para um Futuro Resiliente”, propôs desafios em três áreas principais:

Crise hídrica: uso consciente da água, reaproveitamento de recursos hídricos, proteção de nascentes e gestão inteligente do abastecimento.

Bem-estar animal: promoção dos direitos dos animais, adoção responsável e cuidado com pets e animais vulneráveis.

Economia circular: reaproveitamento de materiais, redução de resíduos e criação de novas cadeias produtivas sustentáveis.

Durante todo o dia, os estudantes participaram de dinâmicas interativas, mentorias especializadas e atividades práticas, desenvolvendo e validando suas ideias com orientação de profissionais e instituições parceiras.

Projetos premiados

A equipe vencedora criou uma máquina que coleta embalagens e as destina à reciclagem, recebendo prêmio em dinheiro, brindes e um ano de mentorias do Sebrae for Startup para viabilizar o projeto.

O segundo lugar apresentou uma sonda para manutenção preditiva das tubulações de água tratada, enquanto o terceiro lugar desenvolveu um aplicativo para facilitar a adoção responsável de animais.

Ambos receberam brindes e três meses de assessoria da ABStartups.


Estudantes premiados:

1º lugar – Grupo 10: Camila Morais Ferreira, Débora Regina Couto Silva, Lucas Alves Fernandes da Silva e Vagner Carvalho – Fatec Indaiatuba e PUC Campinas.

2º lugar – Grupo 8: Jennifer Camila Nascimento Passioni, Evelyn Carolina Santos da Silva, Maíza Conceição Neto, Pedro Ótavio Araújo Escobar, Ozéias Aguirre da Silva e Julia Gabriela Soares de Oliveira – Fatec Indaiatuba e Etec Bento Quirino.

3º lugar – Grupo 6: Edvan Silva dos Anjos, Emily Luane Neves Mourão Nunes, Felipe Ferreira, Jacqueline Leite da Silva, Michelle Mendes Araújo e Samuel Henrique Alvino Santos – Fatec Indaiatuba e Unicesumar EAD.

Impacto e futuro

O Ideathon reforçou que criatividade, colaboração e apoio institucional podem formar uma nova geração de líderes voltados à inovação e à sustentabilidade.

Além de gerar soluções práticas, o evento fortaleceu o networking entre estudantes, professores e instituições, criando oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e social em Vinhedo e região.