
A Prefeitura de Valinhos promoveu no sábado, 20, a experiência Sentindo na Pele, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A iniciativa reuniu motoristas do transporte público municipal e intermunicipal, do transporte rodoviário, escolar e também taxistas . O objetivo foi sensibilizar os condutores sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, buscando tornar o atendimento mais humanizado.
Ao longo da manhã, os participantes passaram por diferentes situações: usaram plataformas elevatórias para embarcar em ônibus e vans, se deslocaram em cadeiras de rodas, vendaram os olhos para simular cegueira e colocaram pesos nas pernas para sentir limitações de locomoção semelhantes às de pessoas idosas.
Depoimentos e impacto da experiência
O motorista da EMTU, Valter Lourenço, relatou a dificuldade de se locomover sem enxergar. “A experiência não é boa, é terrível não enxergar nada. Subir no ônibus, me movimentar, tudo foi difícil. Vou ter mais cuidado e prestar mais atenção quando essas pessoas forem pegar ônibus”, afirmou.
Tatiane Aparecida, da empresa JC Fretamentos e Viagens, destacou a relevância do aprendizado. “É muito importante os veículos terem essa adaptação e nós passarmos por esse aprendizado. Temos que levar essa experiência ao nosso dia a dia para estarmos aprendendo sempre mais”, disse.
O secretário de Mobilidade Urbana, João Gaido, reforçou a necessidade da consciência coletiva no trânsito. “Quando nos colocamos no lugar do outro entendemos o impacto das nossas ações, evitamos tragédias e preservamos vidas. Certamente a experiência será transformadora”, declarou.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Célia Leão, emocionou o público ao falar de sua própria vivência. “Há 51 anos estou em uma cadeira de rodas sob livre e espontânea pressão. Ninguém escolhe estar em uma cadeira de rodas. O motorista ao volante é responsável pela vida de todos. Sem eles, não teríamos vida”, afirmou.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jony Anderson de Oliveira, destacou a importância pedagógica da ação.
“Às vezes o motorista estaciona o ônibus longe da calçada ou com a porta em frente a um poste. Sabemos que há limitações, mas sempre podemos fazer o nosso melhor”, disse.
Parte da Semana Nacional de Trânsito
A atividade integrou a programação da Semana Nacional de Trânsito, que termina na quinta-feira, 25. Participaram empresas como SOU Valinhos, Rápido Luxo Campinas, JC Fretamentos e Viagens e Via Brasil, além de condutores do transporte escolar e taxistas.
De acordo com a Prefeitura, iniciativas como essa buscam reforçar a empatia e a responsabilidade no trânsito, promovendo um transporte mais inclusivo e respeitoso para toda a população.
Programação segue até quinta-feira
Nesta terça-feira (23), uma ação conjunta entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Detran promove uma blitz educativa com entrega de materiais informativos e adesivos refletivos para motociclistas, no semáforo em frente ao Estacionamento do Povo, das 13h às 15h.
Na quarta-feira (24), às 14h, a coordenadora de Educação de Trânsito da Secretaria, Luciana Patricia Moreira, realiza palestra no Centro de Convivência do Idoso sobre cuidados na travessia, uso de calçados adequados e segurança ao caminhar nas calçadas.
O encerramento acontece na quinta-feira (25), com mutirão para emissão de credenciais de estacionamento prioritário destinadas a idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência. O atendimento será feito no saguão da Prefeitura, das 9h às 16h.
Serviço
Terça-feira (23/09)
Blitz educativa e entrega de adesivos refletivos para motociclistas
Local: Avenida Dino Celani x Rua Antônio Carlos (semáforo do Estacionamento do Povo)
Horário: 13h às 15h
Quarta-feira (24/09)
Palestra sobre travessia na faixa, cuidados ao andar na calçada e uso de calçados apropriados
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Campos Sales, 49, Centro
Horário: 14h
Quinta-feira (25/09)
Mutirão de emissão de credenciais para estacionamento preferencial (idosos e pessoas com deficiência)
Local:
Prefeitura de Valinhos – Rua Antônio Carlos, 301, Centro
Horário: 9h às 16h
Documentos:
Idosos: RG ou CNH + comprovante de residência
Pessoas com deficiência: RG ou CNH + comprovante de residência + laudo médico