Irma Passoni recebe título de Cidadã Benemérita de Vinhedo

Ex-parlamentar, integrante da Constituinte de 1988, foi homenageada na Câmara Municipal por sua trajetória política e contribuições à cidade

Vereadora Nayla de Souza, Irma e Armelindo Passoni e
Foto: Foto: Câmara de Vinhedo
Vereadora Nayla de Souza, Irma e Armelindo Passoni e

O Espaço Memória Legislativa de Vinhedo (Memvi) recebeu, nesta semana, a visita da deputada constituinte Irma Passoni, reconhecida por sua participação na elaboração da Constituição Federal de 1988 . A parlamentar foi homenageada pela Câmara Municipal com o título de Cidadã Benemérita de Vinhedo, concedido por iniciativa da vereadora Nayla de Souza (REDE) e aprovado por unanimidade.

O convite partiu da vereadora Nayla, que recebeu Irma Passoni em seu gabinete, acompanhada pelo marido da ex-deputada, Armelindo Passoni. Segundo Nayla, a homenagem reconhece não apenas a relevância nacional de Irma, mas também sua atuação local.

“É um privilégio ter essa proximidade com uma pessoa tão significativa para a nossa democracia. Além de referência, Irma se tornou uma amiga querida”, afirmou a vereadora.

Na justificativa do Decreto Legislativo nº 169/2025, a vereadora destaca que Irma Passoni reside em Vinhedo há mais de 30 anos e possui uma trajetória marcante na política brasileira.

Ao longo de sua carreira, foi eleita quatro vezes deputada estadual e três vezes deputada federal por São Paulo, além de integrar o grupo de 23 mulheres constituintes responsáveis pela redação da Constituição de 1988.

Nayla também recordou que, como deputada estadual, Irma contribuiu para a infraestrutura local, incluindo o asfaltamento da Estrada da Boiada. Como deputada federal, presidiu três comissões, entre elas a de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, colaborando financeiramente para a construção do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que atualmente coordena projeto Sirius, em Campinas.


Memvi preserva história e valoriza o Legislativo

Inaugurado em dezembro de 2024, o Espaço Memória Legislativa de Vinhedo tem a missão de preservar a história da cidade e do Legislativo municipal.

Espaço é aberto ao público, com visitas agendadas de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h
Foto: Foto: Pedro H. Lopes
Espaço é aberto ao público, com visitas agendadas de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h


O local abriga três linhas do tempo: a trajetória da Câmara Municipal de Vinhedo, os principais marcos históricos da cidade e a evolução do Legislativo brasileiro.

O espaço é aberto ao público, com visitas agendadas de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Durante eventos institucionais no Plenário, o Memvi permanece acessível aos visitantes.

A homenagem a Irma Passoni reforça a valorização de figuras políticas que marcaram a história do país e contribuem para a memória e o desenvolvimento de Vinhedo, criando referência para futuras gerações.