
Desde a noite de segunda-feira (15), dois espaços públicos de Valinhos — o Portal na Rodovia Comendador Guilherme Mamprim e o Obelisco na Praça Brasil 500 Anos — recebem iluminação especial na cor verde, em referência à campanha Setembro Verde . A ação, solicitada pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Valinhos e atendida pela Prefeitura, reforça a visibilidade da iniciativa criada em 2015 e hoje presente em todo o estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil.
A 10ª edição do movimento foi lançada oficialmente no último dia 11, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com o tema “Nossa diferença é nossa maior força”.
O evento reuniu mais de 500 pessoas de diversas cidades e integra também a celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, data próxima à chegada da Primavera.
Inclusão em destaque
Em Valinhos, a iluminação verde foi instalada pela Secretaria de Obras Públicas. Segundo o presidente da APAE local, Nivaldo Donizetti Miguel, a iniciativa fortalece a conscientização.
“Acreditamos que a ação contribui para reforçar a importância dessa causa e sensibilizar ainda mais a comunidade para a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.”
O secretário de Obras, Alexandre Emerson de Oliveira, o Deco, confirmou que a Prefeitura estuda ampliar a ação para a fachada do Paço Municipal.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Célia Leão, destacou a relevância do movimento: “Valinhos vive um novo tempo onde todos são respeitados e as pessoas com deficiência e seus familiares têm seus direitos garantidos, numa gestão que busca, acima de tudo, o reconhecimento a essa causa que é de todos nós."
Outras frentes de conscientização
O Setembro Verde também faz alusão, em âmbito nacional, à campanha de incentivo à doação de órgãos e tecidos, lembrada em 27 de setembro, no Dia Nacional de Doação.
Embora não vinculadas, as duas causas compartilham a proposta de sensibilizar a sociedade para atitudes que salvam vidas e fortalecem a solidariedade.