
A 22ª edição do Campinas Restaurant Week foi lançada na noite desta quinta-feira (11), no Ninetto Trattoria, no Shopping Parque Dom Pedro. Pela primeira vez, a “Casa da Nona” integra o festival que, neste ano, adota o tema “Uma volta pela Itália” . O evento começa nesta sexta-feira (12) e se estende até 12 de outubro, reunindo 41 restaurantes da região – o maior número já registrado em Campinas.
Organizado pela Brasil Restaurant Week , o festival tem como proposta unir experiência gastronômica acessível, fomento à economia e solidariedade. Cada menu terá a possibilidade de doação adicional de R$ 2 para a Casa Ronald McDonald, que acolhe famílias de pacientes (crianças e adolescentes) em tratamento contra o câncer no Hospital Boldrini.
Números que mostram a força do festival
O idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis, celebrou os resultados nacionais e a consolidação de Campinas como uma das praças mais importantes do projeto.
“Hoje estamos presentes em 17 capitais e 4 municípios do interior de São Paulo. Em 2024 tivemos pouco mais de 1.986 restaurantes participantes, em 34 edições pelo Brasil. Foram vendidos 3 milhões de menus, atendendo 2,5 milhões de pessoas, o que gerou um faturamento aproximado de meio bilhão de reais. Para o nosso Fundo Social arrecadamos R$ 500 mil”, detalhou.Reis também destacou o diferencial da proposta. “Fazemos o evento em momentos sazonais para justificar o preço abaixo do praticado habitualmente pelos restaurantes. Para a população, é a democratização da boa mesa, pois possibilita inclusão gastronômica e previsibilidade de custos".

Ainda, de acordo com ele, "a experiência, é isso que os restaurantes devem vender hoje, e um dos pilares disso é o atendimento. Não basta vender só comida, os garçons e os chefs são os principais responsáveis por fazer isso acontecer”, afirmou.
Gastronomia como cultura e economia
A secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, reforçou o impacto cultural do festival. “A gastronomia permeia todas as nossas relações. Não existe cultura e nem turismo sem a gastronomia. Campinas é um mercado exigente e o sucesso aqui mostra a força desse modelo, que alia previsibilidade de custo e descoberta de novos lugares”, disse.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi, a edição valoriza o potencial da cidade. “Campinas tem o 12º PIB do país, à frente de muitas capitais. O público está ávido por experiências diferentes. Essa oportunidade de experimentar novos restaurantes movimenta a economia e mostra a pujança da cidade”, afirmou.
Festival que revela talentos e apoia causas
Embaixadora oficial do evento, Caru Melillo ressaltou o caráter democrático e social. “É o único festival que prestigia a assinatura do chef, instigando a criatividade na elaboração de um cardápio novo. E, ao mesmo tempo, democratiza o acesso: sabemos exatamente quanto vamos gastar para desfrutar de uma experiência completa. Além disso, reforço o convite para que todos colaborem com a Casa Ronald, que faz um trabalho essencial de acolhimento às famílias em tratamento oncológico em Campinas”, destacou.
Com o tema inspirado na Itália, a edição 2025 do Campinas Restaurant Week reforça o poder de reunir pessoas à mesa, valorizar a gastronomia como expressão cultural e ampliar o alcance de ações sociais.