
Em ações emblemáticas do Agosto Lilás , a Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos prendeu nesta segunda-feira (11) dois homens por crimes de violência contra mulheres . Um dos casos envolveu tentativa de feminicídio e violência doméstica , enquanto o outro se tratou de importunação sexual .
Pedreiro preso em flagrante
Um pedreiro de 22 anos foi detido após agredir a esposa e os filhos, ateando fogo em roupas e desferindo socos. A mulher passou a noite fora de casa com as crianças e buscou atendimento na Sala Lilás da GCM.
A equipe da Patrulha Guardiã Maria da Penha garantiu suporte emergencial à vítima e às crianças, que foram atendidas em área lúdica preparada para esses casos.
O agressor foi indiciado por tentativa de feminicídio, violência doméstica e danos ao patrimônio, e encaminhado à cadeia do 2º DP de Campinas.
A família recebeu acompanhamento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com apoio psicossocial e orientação sobre direitos da mulher e das crianças.
Homem detido por importunação sexual
Na mesma segunda-feira, um homem de 48 anos foi detido no Jardim Centenário por importunação sexual, após exibir-se na praça diante de uma mulher e uma criança. Ele foi indiciado e colocado à disposição da Justiça.
Agosto Lilás em Valinhos
A cidade intensifica a atenção às mulheres vítimas de violência com apoio da GCM e das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação e Família e Mulher. A central da GCM atende denúncias 24 horas pelo telefone 153.
“Nenhuma mulher deve sofrer calada. Violência doméstica não tem desculpa, há denúncia”, ressaltou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco.