Valinhos entra para a São Paulo State Film Commission

Cidade será mapeada como possível set de filmagens e entra no radar de produções nacionais e internacionais

Iniciativa tem como objetivo mapear cidades do interior com potencial para se tornarem locações de filmes, séries, videoclipes e outras produções audiovisuais
Foto: Foto: Prefeitura de Valinhos/ Divulgação
Iniciativa tem como objetivo mapear cidades do interior com potencial para se tornarem locações de filmes, séries, videoclipes e outras produções audiovisuais

Valinhos acaba de conquistar um espaço de destaque no cenário cultural e criativo paulista ao ser oficialmente integrada à São Paulo State Film Commission , projeto idealizado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). A iniciativa tem como objetivo mapear cidades do interior com potencial para se tornarem locações de filmes, séries, videoclipes e outras produções audiovisuais .

A inclusão da cidade foi anunciada nesta segunda-feira (4) durante uma consulta pública realizada em Indaiatuba, que também integra o projeto ao lado de Vinhedo.

Valinhos, agora, passa a compor o banco de dados oficial da Film Commission, tornando-se uma alternativa concreta para diretores e produtoras que buscam novos cenários para suas obras.

Cultura e turismo como vetores de desenvolvimento

Na próxima sexta-feira (8), uma equipe técnica do MIS-SP realizará uma visita a Valinhos para documentar e registrar áreas com potencial de uso como locações.

Acompanhados pelas diretorias municipais de Turismo e Patrimônio Histórico, os técnicos irão fotografar pontos turísticos, bens tombados e áreas livres, além de cadastrar informações de contato dos responsáveis pelos locais.

O material será inserido no banco de dados da São Paulo State Film Commission, facilitando o acesso de produtores aos espaços disponíveis e incentivando a movimentação da cadeia produtiva do audiovisual na cidade.

“Valinhos se conectou com essa possibilidade e vai poder colher frutos no curto, médio e longo prazo, atraindo oportunidades de visitação turística e desenvolvimento através da cultura, das artes e do turismo”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.


Cidade no radar do cinema

A adesão ao projeto representa uma oportunidade estratégica para Valinhos se consolidar como destino de produções cinematográficas.

Além da visibilidade, a chegada de filmagens movimenta setores como hotelaria, alimentação, transporte, comércio e serviços, contribuindo diretamente para a geração de renda e emprego local.

Outro impacto positivo é a valorização do patrimônio histórico e cultural do município. Ao integrar cenários reais ao universo das telas, a cidade fortalece sua identidade, amplia o acesso à cultura e promove o turismo cultural.

Os locais mapeados ficarão disponíveis no site oficial da Film Commission, sendo atualizados de forma contínua conforme novas áreas forem registradas ou incluídas.