Louveira é destaque na geração proporcional de empregos

Município é responsável por 1.173 vagas formais e índice histórico em 2025

 Louveira registrou um índice de 22 empregos para cada mil moradores, melhor início de ano dos últimos 17 anos
Foto: Foto: Divulgação
Louveira registrou um índice de 22 empregos para cada mil moradores, melhor início de ano dos últimos 17 anos

Louveira alcançou, no primeiro semestre de 2025, o 2º melhor desempenho entre os 13 municípios da Região Ampla de Jundiaí em geração proporcional de empregos com carteira assinada . O dado é do economista Gildo Canteli, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego .

Com 1.173 empregos formais criados até junho e uma população estimada de 54.111 habitantes, Louveira registrou um índice de 22 empregos para cada mil moradores, marca que também representa o melhor início de ano dos últimos 17 anos da série histórica do município.

O desempenho só foi superado por Cajamar, que lidera o ranking com 3.035 novas vagas e índice de 31 por mil habitantes. Cabreúva aparece logo atrás de Louveira, em 3º lugar, com 1.002 vagas e 21 por mil.

Estratégia municipal e ambiente favorável

Segundo a Prefeitura, o bom resultado é reflexo de uma série de ações para estimular o desenvolvimento econômico local, como a agilização de licenciamento para novos empreendimentos de grande porte.

Essas medidas favoreceram a instalação de indústrias e centros comerciais, o que ampliou a oferta de vagas.

Além disso, a cidade manteve investimentos em qualificação profissional e infraestrutura urbana, o que também contribui para atrair empresas e manter o crescimento sustentável do mercado de trabalho.

Louveira à frente de grandes cidades

Mesmo com população bem menor, Louveira ficou à frente de centros maiores como Jundiaí, que criou 4.232 empregos no período, mas tem um índice proporcional de apenas 9 por mil habitantes, ocupando a 6ª posição. Também aparecem atrás no ranking Itatiba (8 por mil), Vinhedo (7), Valinhos (6), Várzea Paulista (5) e Itupeva (2).


Na parte inferior da tabela estão Campo Limpo Paulista, com saldo negativo de 19 vagas e -0,24 por mil, e Pirapora do Bom Jesus, com -6 vagas e índice de -0,32 por mil habitantes.

A Região Ampla de Jundiaí, composta por 13 cidades, acumulou um total de 13.357 empregos formais no primeiro semestre, com média regional de 10 por mil habitantes.

O desempenho é superior ao da média do Estado de São Paulo (8) e do Brasil (6) no mesmo período.