Exposição “O que tem aqui, Valinhos?” estreia no Museu Municipal

Mostra fotográfica traz novos olhares sobre paisagens e memórias urbanas e permanece em cartaz até 2 de setembro

Os fotógrafos Bryan Goiveia e Marcel Pazinatto são os responsáveis pelo projeto
Foto: Foto: Divulgação
Os fotógrafos Bryan Goiveia e Marcel Pazinatto são os responsáveis pelo projeto

Pontos conhecidos da cidade, cenas que moldam o cotidiano e referências da arquitetura urbana de Valinhos ganham novas luzes na exposição “O que tem aqui, Valinhos?” , que estreia nesta sexta-feira (1º) no Museu e Acervo Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto” . A mostra tem abertura marcada para as 19h30 com uma apresentação especial do mezzo-sopranista e cantor de ópera Edmilson Pravesh.

Fruto da sensibilidade dos fotógrafos Marcel Pazinatti e Bryan Gouveia, a exposição reúne imagens contemporâneas e registros históricos que dialogam entre si e revelam camadas de identidade cultural, pertencimento e memória urbana.

Os visitantes poderão contemplar recortes visuais inéditos que, mesmo ao retratarem locais já conhecidos, provocam reflexões e emoções por meio de novos enquadramentos e perspectivas.

Arte e tecnologia a serviço da memória

A exposição também traz uma inovação interativa: três totens digitais com conteúdos informativos sobre os locais retratados. Dois deles serão doados à Prefeitura para uso em ações de valorização do patrimônio histórico e fomento ao turismo local.


O terceiro será instalado no Clube de Campo Vale Verde, ampliando o alcance da iniciativa junto à comunidade.

Com realização viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc, a exposição tem apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e não requer agendamento prévio para visitação. A entrada é gratuita.

Serviço
Exposição “O que tem aqui, Valinhos?”

Local: Museu e Acervo Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”  (Rua Doze de Outubro, s/nº – Antiga Estação Ferroviária – Centro, Valinhos/SP)
Abertura oficial: Sexta-feira, 1º de agosto, às 19h30, com apresentação de Edmilson Pravesh
Período de visitação: De 2 de agosto a 2 de setembro de 2025
Terça a sábado, das 9h às 16h
Entrada gratuita