PAC libera R$ 28 mi para obras no Núcleo Biquinha, em Valinhos

Projeto aprovado no Novo PAC Seleções 2025 vai transformar infraestrutura de área vulnerável na cidade

Ação chega após quase 40 anos de espera da comunidade
Foto: Foto: Prefeitura de Valinhos/ Divulgação
Ação chega após quase 40 anos de espera da comunidade

O projeto de reurbanização do Núcleo Urbano Informal Biquinha , em Valinhos (SP), foi selecionado no Novo PAC Seleções 2025 – Periferia Viva – Urbanização de Favelas, iniciativa do Governo Federal que destina recursos para melhorias em áreas de vulnerabilidade social. O município vai investir mais de R$ 28 milhões na infraestrutura local, beneficiando as famílias que vivem na região.

A proposta, registrada sob o número 56000001198/2025 e apresentada ao Ministério das Cidades em março, coloca Valinhos entre os 32 municípios contemplados no país.

A ação chega após quase 40 anos de espera da comunidade e visa garantir melhorias habitacionais, sistemas de drenagem, redes de água e esgoto, além de recuperação ambiental da Biquinha.


Investimento histórico para área com quase 40 anos de espera

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Célia Leão, “esse é um passo histórico para a cidade. Estamos garantindo acesso a recursos federais que permitirão transformar a realidade dessas famílias, oferecendo condições seguras e dignas para viver e se desenvolver. É resultado de um trabalho sério, com metas claras e objetivos definidos, que marca um novo tempo para nossa cidade.”

Com a aprovação, o município iniciará a etapa de formalização junto ao Ministério das Cidades para definir o cronograma das obras, que beneficiarão diretamente os moradores da região, promovendo mais dignidade e qualidade de vida.