Valinhos decreta luto de três dias por morte de GCM Leandro

Guarda civil faleceu após sofrer queimaduras em serviço; Prefeitura prestará assistência à família

GCM Leandro foi gravemente ferido durante uma ocorrência
Foto: FOTO: Arquivo Pessoal
GCM Leandro foi gravemente ferido durante uma ocorrência

A morte do Guarda Civil Municipal Leandro Pereira da Silva , ocorrida na noite de quarta-feira (16), levou a Prefeitura de Valinhos a decretar luto oficial de três dias . O agente estava internado no Hospital Irmãos Penteado, em Campinas, desde o último dia 7, quando foi gravemente ferido durante uma ocorrência .

O decreto foi anunciado nesta quinta (17) pelo prefeito Franklin Duarte de Lima, que também destacou o empenho da administração municipal em prestar suporte à família do servidor desde sua internação. Em nota oficial, a Prefeitura reafirmou esse compromisso e lamentou a perda do agente, que atuava há 25 anos na corporação.

Nascido em Sumaré, em 21 de dezembro de 1978, Leandro ingressou na GCM de Valinhos em agosto de 2000. Ao longo da carreira, ocupou cargos de liderança e integrou unidades de elite da corporação, como a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e o GOC (Grupo de Operações com Cães).

GCM também era atleta premiado

Fora do serviço, Leandro era reconhecido no esporte. Como praticante de jiu-jitsu, acumulou conquistas expressivas, incluindo o terceiro lugar em um torneio mundial realizado em São Paulo, em 2020, e o vice-campeonato da Copa Pódio, em 2021. Ele também era figura ativa em disputas entre guardas civis de todo o país.


A nota oficial da Prefeitura ressalta que o agente “manteve a honradez e a disposição permanente de ser patrulheiro, protetor e amigo, como diz o lema da corporação”.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações confirmadas sobre velório e sepultamento.