
A Santa Casa de Vinhedo empossou, no dia 8 de julho, os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) . A iniciativa atende às diretrizes da Norma Regulamentadora nº 5 ( NR-5 ), com foco na promoção de um ambiente de trabalho seguro, saudável e livre de assédio moral ou sexual.
A cerimônia foi realizada nas dependências da unidade hospitalar e reuniu autoridades internas, como a interventora da Santa Casa e vice-prefeita de Vinhedo, Cris Mazon, e a diretora de gestão e controle, Elaine Camargo.
Ambas reforçaram o papel estratégico da comissão na preservação da saúde dos trabalhadores e na construção de um clima institucional pautado pelo respeito.
A presidente da CIPAA, Lucilene Mauro, foi indicada pela administração, que também nomeou três membros titulares e quatro suplentes. Do lado dos trabalhadores, a vice-presidente Valéria de Fátima da Costa Diz foi eleita pelos pares, juntamente com outros três titulares e quatro suplentes, em processo previsto pela legislação.
Comissão atuará na prevenção e no acolhimento
A nova CIPAA terá como missão prevenir acidentes de trabalho e identificar riscos ocupacionais, além de atuar em ações educativas e de acolhimento frente a denúncias de assédio.
A comissão também funcionará como um elo entre os colaboradores e a gestão, promovendo a escuta ativa e o diálogo permanente.
A posse ocorre em meio à intervenção administrativa decretada pela Prefeitura de Vinhedo no hospital filantrópico. A medida, válida por 180 dias, começou em 26 de junho e visa garantir o funcionamento contínuo dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), ameaçados por uma grave crise financeira e de gestão. Cris Mazon, interventora designada, tem conduzido o plano emergencial de reestruturação da entidade.
Com a CIPAA oficialmente empossada, a Santa Casa reforça seu compromisso com a valorização dos profissionais da saúde, investindo em segurança do trabalho e enfrentamento às práticas abusivas dentro do ambiente hospitalar.