Fala.BR é o novo canal oficial de ouvidoria em Vinhedo

Ferramenta desenvolvida pela CGU fortalece a transparência e o controle social

Ferramenta passou a centralizar todos os atendimentos realizados pela Ouvidoria Municipal
Foto: Imagem: Reprodução Internet
Ferramenta passou a centralizar todos os atendimentos realizados pela Ouvidoria Municipal

Vinhedo consolidou a plataforma Fala.BR como o canal oficial para manifestações de ouvidoria e acesso à informação no município. Desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a ferramenta está em pleno funcionamento e passou a centralizar todos os atendimentos realizados pela Ouvidoria Municipal, promovendo maior agilidade, transparência e controle social.

Com a adoção do sistema, todas as manifestações — como denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações — agora devem ser feitas exclusivamente por meio da plataforma.

O Fala.BR também integra os pedidos com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), ampliando as possibilidades de participação cidadã no acompanhamento e fiscalização das ações do poder público.

Segunda instância e acompanhamento

Um dos diferenciais do canal é a possibilidade de registro de manifestações em segunda instância, caso o cidadão não obtenha uma resposta satisfatória no primeiro contato com os setores da administração municipal. Nessas situações, a solicitação é automaticamente encaminhada à Ouvidoria para nova análise e providências.

Além disso, o sistema garante acesso gratuito, sigiloso e online, com a vantagem de permitir o acompanhamento de todo o trâmite do protocolo em tempo real.

A ferramenta representa mais um avanço na modernização do serviço público local e no fortalecimento dos mecanismos de participação popular.


Como utilizar a ferramenta

Para registrar uma manifestação, o cidadão deve acessar o site falabr.cgu.gov.br , selecionar o município de Vinhedo e preencher o formulário conforme o tipo de solicitação desejada.

O Fala.BR também está disponível no site oficial da Prefeitura de Vinhedo, na seção dedicada à Ouvidoria.

A iniciativa reforça o compromisso da cidade com a transparência pública, o direito à informação e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.