
A Prefeitura de Valinhos iniciou, nesta terça-feira (8), mais uma etapa das obras de manutenção na ponte da Rua Agostinho Ramos, no Jardim Eliza. Conhecida como Ponte do Pedrão , a estrutura passa por melhorias que buscam reforçar a segurança e a mobilidade dos pedestres que utilizam a travessia sobre o Ribeirão Pinheiros.
Sob responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas, os serviços incluem a concretagem de um trecho da passarela com ferragens e a instalação de complementos nos guarda-corpos, com o objetivo de oferecer mais proteção aos transeuntes.
Estrutura passa a contar com laje de concreto armado
Segundo o secretário da pasta, Alexandre Emerson de Oliveira (Deco), a ponte recebeu, no passado, apenas reparos paliativos. Agora, a proposta é entregar uma solução duradoura para o tráfego local.
“A estrutura passará a contar com uma laje de concreto armado, muito mais resistente, em um dos cantos da ponte, por onde os pedestres circulam. A medida visa reforçar o calçamento e priorizar a segurança de quem atravessa a ponte com destino ao Jardim Eliza ou à Rodovia dos Andradas”, explica Deco.
Em janeiro, logo no início da atual gestão, a administração municipal promoveu a recuperação da área de erosão na cabeceira da ponte, que estava interditada há 23 dias.
O trecho chegou a apresentar risco de desabamento após as fortes chuvas do final de 2024, mas foi liberado ao trânsito com uma intervenção emergencial.
Projeto prevê reconstrução dos muros de ala
Além da passarela, a Secretaria de Obras planeja também a recomposição dos muros de ala, que direcionam o fluxo das águas do Ribeirão Pinheiros sob a ponte. As estruturas anteriores foram danificadas por erosões causadas pelas chuvas intensas.
“Para viabilizar esse projeto definitivo, buscamos recursos junto aos governos estadual e federal. A meta é deixar de lado apenas as ações paliativas e avançar para obras estruturais que garantam segurança e durabilidade à ponte”, destaca Deco.