População de rua conta com atendimento ampliado em Louveira

Serviço inclui triagem, acompanhamento e integração com a rede de serviços

Iniciativa visa promover a reintegração social por meio de escuta qualificada, atendimento contínuo e encaminhamentos a serviços essenciais
Foto: Foto: Prefeitura de Louveira/ Divulgação
Iniciativa visa promover a reintegração social por meio de escuta qualificada, atendimento contínuo e encaminhamentos a serviços essenciais

A Prefeitura de Louveira implantou um novo sistema de acolhimento humanizado para pessoas em situação de rua . Coordenada pela Secretaria de Assistência Social, a iniciativa visa promover a reintegração social por meio de escuta qualificada , atendimento contínuo e encaminhamentos individualizados a serviços essenciais.

A abordagem começa com a identificação dos indivíduos pela equipe especializada, que percorre diariamente pontos estratégicos da cidade — como praças, vielas e a estação ferroviária —, oferecendo orientação e vínculo. O serviço também pode ser acionado por munícipes.

Após a abordagem inicial, a pessoa é levada à Central de Abordagem, na Avenida José Mamprim, 110, onde tem acesso a atendimento com psicólogos e assistentes sociais.

No local, também são oferecidos banho, lavagem de roupas, café, oficinas socioeducativas e outros serviços de acolhimento.

Plano individual e acompanhamento monitorado

O atendimento é estruturado em cinco etapas: abordagem, encaminhamento, triagem, atendimento e acompanhamento. A triagem avalia necessidades como dependência química, saúde física e mental, documentação e outras questões sociais.

A partir disso, é definido o tipo de atendimento mais adequado, que pode incluir encaminhamento à casa de passagem, orientação jurídica e suporte psicossocial.


Em períodos de frio intenso, as ações são intensificadas, com acolhimento 24 horas à casa de passagem. Casos que demandam maior atenção contam com um Plano de Acompanhamento Individual, elaborado pela equipe técnica, com foco na construção de vínculos e fortalecimento da autonomia do usuário.

O acompanhamento é contínuo, com monitoramento feito por meio de relatórios e reuniões periódicas entre os profissionais da assistência.

O objetivo é garantir que cada pessoa atendida receba suporte adequado, com possibilidade real de superação da situação de rua.