Festa junina impulsiona criatividade e vendas no comércio

Empreendedores apostam em experiências afetivas e cardápios temáticos para atrair clientes

Comércios apostam em ações para atrair a atenção do público
Foto: Imagem: Reprodução/ Divulgação
Comércios apostam em ações para atrair a atenção do público

Junho chegou e, com ele, as festas juninas se transformam em oportunidade para movimentar o comércio . Lojas, confeitarias, restaurantes e até pet shops apostam em decoração típica, sabores sazonais e ações promocionais para atrair o público, reforçar o vínculo com os clientes e, claro, aumentar as vendas .

Para Claudia Mouro, consultora do Sebrae-SP , datas comemorativas como a festa junina têm potencial para ativar memórias afetivas e despertar o consumo. “As pessoas se sentem acolhidas quando se identificam com as novidades e quando encontram alguma lembrança afetiva”, explica.

“Seja um ambiente mais colorido e divertido, uma novidade no cardápio ou até um produto com edição limitada. Por exemplo: apenas nos meses de junho e julho, uma confeitaria pode incluir doces de amendoim no cardápio. Os pratos com milho também são excelentes pedidas nessa época do ano.”

Planejamento e criatividade andam juntos

A especialista reforça que o sucesso da ação depende de um bom planejamento. “O empreendedor precisa trabalhar com possibilidades. Nem todas as ideias vão funcionar, mas o que der certo pode ser mantido no futuro. Uma padaria pode lançar, por exemplo, uma linha especial de pamonhas e perceber que a aceitação foi tão boa que vale a pena manter no cardápio”, explica.

Após o período de testes, é importante analisar os resultados e identificar o que pode ser incorporado de forma permanente.

Outro ponto destacado por Claudia é a importância da divulgação nas redes sociais. “Se tem novidade no seu negócio, conte para todo mundo. Publique, poste fotos, mostre o bastidor. Assim, mais pessoas ficarão sabendo e poderão compartilhar com amigos”, orienta.

Para ela, o calendário deve ser aliado do empreendedor: “Assim que passar o fim de ano, já comece a planejar as ações de cada data comemorativa que fizer sentido para o seu público.”

Festa junina pet? Tem sim, senhor!

O empresário Cleber Augusto Mathias, do Pet São Francisco, é um dos que já aderiram à tendência de tematizar o negócio. No pet shop, o mês de junho é tempo de bandeirinhas, roupinhas caipiras e muita interação com os clientes de quatro patas.

“Algumas datas geram mais retorno do que outras, mas todas movimentam o negócio de alguma forma, seja por meio do aumento nas vendas, da maior visibilidade ou do engajamento com os clientes”, afirma.


A ideia surgiu após o pedido de uma cliente que queria comemorar o aniversário do pet com os colegas da creche. O evento foi simples, mas o resultado surpreendeu: além de atrair novos clientes, fortaleceu a imagem da empresa.

“Essas ações geram um sentimento de pertencimento, já que a festa que o tutor faz em casa pode ser compartilhada conosco também”, explica Cleber.

Ele acredita que ações sazonais ajudam a manter o negócio mais dinâmico. “Sair da rotina, criar conteúdo e oferecer experiências reforça a imagem de uma empresa viva, conectada às tendências e ao comportamento do consumidor.”