Câmara de Vinhedo é premiada por iniciativas de sustentabilidade

Legislativo vinhedense conquista prata no Prêmio "Projeto RAC/Sanasa" por ações ambientais alinhadas à Agenda A3P do MMA

Câmara foi reconhecida com o prêmio prata na categoria “Poder Público”
Foto: Foto: Câmara de Vinhedo/ Divulgação
Câmara foi reconhecida com o prêmio prata na categoria “Poder Público”

A Câmara Municipal de Vinhedo (CMV) foi reconhecida com o prêmio prata na categoria “Poder Público” na 18ª edição do Prêmio “Projeto RAC/Sanasa” . A distinção celebra as iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental implementadas pela instituição desde 2021, em conformidade com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), proposta pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). As ações da CMV foram destaque em reportagem do Jornal Correio Popular publicada em julho do ano passado.

Entre as diversas iniciativas que renderam o prêmio à Câmara Municipal de Vinhedo, destacam-se a eliminação do uso de garrafas e copos plásticos por parte de funcionários e vereadores, substituídos por garrafas térmicas.

Também foram implementadas a troca de lâmpadas convencionais por modelos de LED, a substituição de carros à combustão por híbridos, a arrecadação de tampas e pequenos recipientes plásticos para reciclagem, e a criação de um programa de palestras sobre bem-estar laboral e saúde.

A Câmara também promoveu a campanha de conscientização ambiental “Junho Verde” e desenvolveu uma identidade visual específica para a Agenda A3P institucional, além de propor iniciativas legislativas voltadas para a preservação ambiental.

O presidente da CMV, vereador Márcio Melle, expressou sua satisfação com a conquista. "Estamos muito satisfeitos com o prêmio. Esse reconhecimento é resultado do compromisso da Câmara Municipal de Vinhedo com a sustentabilidade, por meio da adoção da Agenda A3P, e das ações que vêm sendo realizadas, como o uso racional de recursos naturais e a adoção de práticas sustentáveis. A premiação é motivo de orgulho e parabenizo todos os servidores da Câmara, que colaboram diariamente com essa causa tão importante”, enaltece Melle.

Reconhecimento Regional e Agenda A3P

A 18ª edição do Prêmio “Projeto RAC/Sanasa” divulgou 38 iniciativas que buscam promover a educação ambiental, a preservação dos recursos naturais e as práticas de sustentabilidade. A CMV foi uma das nove instituições premiadas em três categorias (Poder Público, Empresa e Voluntários), com três vencedores em cada uma.


O jornal Correio Popular publicou uma série de reportagens sobre essas iniciativas entre 8 de junho de 2024 e 26 de fevereiro deste ano, destacando o impacto positivo dessas ações na fauna e flora da Região Metropolitana de Campinas (RMC), área de abrangência da premiação.

A Agenda A3P, projeto do MMA, tem como objetivo discutir e apresentar ações de respeito aos recursos naturais, propondo alternativas de preservação alinhadas ao conceito de desenvolvimento sustentável.

O Legislativo vinhedense formalizou sua adesão ao programa em 2021 e conta com uma comissão de servidores para sua implementação. A agenda também abrange o eixo de qualidade de vida no ambiente de trabalho, buscando estimular órgãos públicos do país a adotarem práticas de sustentabilidade a partir da criação de uma cultura de responsabilidade socioambiental, fundamentada nos “5 R’s”: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impacto ambiental.