
A Prefeitura de Louveira deu um passo decisivo no enfrentamento aos incêndios durante o período de estiagem com a realização, na quarta-feira, da última semana, uma reunião estratégica que integra a Operação São Paulo Sem Fogo 2025 . O encontro reuniu representantes da segurança, meio ambiente, defesa civil e serviços públicos para definir medidas preventivas e operacionais voltadas à contenção das queimadas no município.
Realizada na sede da Secretaria de Segurança, a reunião contou com a presença de autoridades como o secretário Eduardo Yasui, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Nicolas Alexander, e o coordenador da Defesa Civil, Cassio Garcia. Também participaram representantes da Guarda Municipal, brigada de incêndio e gestores ambientais.
Ações educativas e reforço operacional
Durante a reunião, foram apresentados dados referentes às ocorrências registradas entre 2022 e 2024, com destaque para áreas críticas como a Rodovia Anhanguera e a Avenida José Luiz Mazzali.
Com base nesses dados, o grupo definiu estratégias específicas por região, incluindo campanhas educativas, intensificação da fiscalização em terrenos baldios, monitoramento 24h via sistema SMAC e ampliação da atuação da Brigada de Incêndio.
O protocolo de atendimento às ocorrências será ativado a partir da fase vermelha, entre junho e outubro, e prevê capacitação de brigadistas e guardas, articulação com a Rede Integrada de Emergências (RINEM) e concessionárias de rodovias.
A meta estabelecida pela operação é reduzir em 50% o número de focos de incêndio e manter a área total queimada abaixo dos 25 hectares.
Além das ações práticas, o município iniciará campanhas educativas e oficinas de combate a incêndios, como a que será realizada em 14 de maio.
A população também é chamada a colaborar, podendo denunciar focos de incêndio ou ações suspeitas pelos telefones 3878-1512, 153 (Guarda Municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros).