
Teve início nesta terça-feira (13), em Valinhos , o trabalho de desassoreamento do córrego Invernada , conhecido pelos frequentes transbordamentos durante períodos de chuva forte . A ação é conduzida pela Secretaria de Obras Públicas, com equipes e maquinário da própria Prefeitura.
A intervenção ocorre em dois trechos do córrego, totalizando cerca de 200 metros de extensão, e deve ser concluída em uma semana. “A estiagem é o momento mais apropriado para esse tipo de serviço, pois o volume de água é menor e facilita o acesso das máquinas ao leito”, explicou o secretário da pasta, Alexandre Emerson de Oliveira, o Deco.
Serviço deve ser repetido três vezes ao ano
Para executar o desassoreamento, estão sendo utilizadas uma carregadeira hidráulica e uma bobcat, equipamento indicado para locais de difícil acesso.
A estimativa é que sejam retirados aproximadamente 150 metros cúbicos de sedimentos — entre areia, galhos e detritos que comprometem a vazão mesmo em épocas secas.
Segundo a Prefeitura, esta é a primeira ação desse tipo em 2025, e deve ser repetida ao menos três vezes ao ano. Um dos pontos mais críticos está localizado na altura da Rua Campos Salles, onde a obstrução do fluxo d’água tem gerado alagamentos em períodos de chuva intensa.