
Em celebração à 23ª edição da Semana Nacional dos Museus , Valinhos preparou uma programação cultural gratuita neste domingo (18), das 9h às 13h, no Museu Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto” , no Centro. Além de integrar o calendário nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a ação faz parte das comemorações pelos 129 anos da cidade, celebrados em 28 de maio.
A abertura contará com palestra do professor Adauto Damasio, autor do artigo “Valinhos: memória e poder”, publicado na revista Resgate, do Centro de Memória da Unicamp. O educador irá abordar marcos históricos e memórias que moldaram a identidade do município.
Desenho ao vivo e música encerram programação
Logo após a palestra, o público poderá participar de uma atividade prática com o grupo Urban Sketchers (USK) Campinas, movimento global de desenhistas que incentiva o hábito de retratar o mundo ao vivo, no local e com os próprios olhos. Os participantes serão convidados a desenhar os patrimônios arquitetônicos da antiga estação ferroviária — prédio onde hoje funciona o museu.
“Não é preciso ser desenhista para participar. É só trazer seu material favorito e se juntar ao grupo. Estão todos convidados também para conhecer o rico acervo do nosso Museu”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, que celebrou o retorno da cidade à programação nacional após anos de ausência.
O encerramento do evento será marcado por uma apresentação musical do artista David Augusto, prevista para as 13h.
Sobre o Museu Municipal
Inaugurado em outubro de 1996, o Museu Municipal de Valinhos homenageia o fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, responsável por registrar cenas históricas da cidade. O espaço está instalado no prédio da antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tombado pelo Condephaat.
O acervo reúne peças doadas por famílias da cidade e conta com três salas temáticas: Sala Haroldo Pazinatto, com 22 peças e 14 quadros; Sala Histórias de Valinhos, com 26 peças e 11 quadros; e Sala Morar em Valinhos, com 46 peças e 7 quadros. A curadoria é feita em parceria com a Associação de Preservação Histórica de Valinhos.
Programação completa – Domingo, 18 de maio
9h00 – Mesa de abertura
9h30 às 10h20 – Palestra: “Memória e História de Valinhos”, com professor Adauto Damasio
10h30 às 12h30 – Atividade: “Desenhando o Museu Municipal”, com USK Campinas
13h00 – Apresentação musical com David Augusto