Teatro leva reflexão sobre abuso infantil às escolas de Vinhedo

“Semeando Saberes – SOS Sassá” percorre unidades públicas e privadas com acessibilidade total

Programação faz parte da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Foto: Foto: Nicolas Setsuo/ Divulgação
Programação faz parte da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com uma linguagem leve, acessível e embalada pela palhaçaria, o espetáculoSemeando Saberes – SOS Sassá ” será apresentado em três escolas de Vinhedo no dia 20 de maio, como parte da programação da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes . A iniciativa é conduzida pela atriz e gestora cultural Mariana Schiezaro, por meio do Espaço Kardak, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e apoio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura).

As apresentações contarão com recursos de acessibilidade como LIBRAS e audiodescrição e serão realizadas às 11h na EE Profa Maria do Carmo Ricci Von Zuben, às 14h30 na EMEF Profo Franco Montoro e, às 17h30, na Escola Aweté — esta última com entrada gratuita e aberta ao público.

Palhaçaria como ponte para o acolhimento

Voltado ao público infantil e juvenil, o espetáculo dá voz a personagens femininas representadas por flores-bonecas, como Rosa Maria, Lili da Paz e Maria Sem Vergonha. Cada uma traz à cena vivências de violência e superação.

O fio condutor da narrativa é a palhaça Sabina, interpretada por Schiezaro, que utiliza o riso e a empatia como ferramentas de educação e proteção. “Para que haja menos violência, especialmente contra meninas, é preciso abordar esse tema de forma acolhedora. Usamos da arte para que elas saibam se proteger”, afirma a atriz.


O projeto foi aprovado pelo Edital nº 002/2024 da PNAB e contempla três instituições de ensino — duas públicas e uma particular. Segundo Mariana Schiezaro, a proposta nasceu a partir da demanda das escolas por atividades que abordem o tema com sensibilidade e didatismo. “Mesmo com verba modesta e prezando pela acessibilidade em todas as etapas, conseguimos estruturar uma ação eficaz e transformadora”, destaca.

Cultura com memória e inclusão

O Espaço Kardak, responsável pela produção, tem como missão o fomento à cultura em Vinhedo. Fundado em homenagem ao mágico Kardak, o local abriga figurinos, artefatos históricos, espaço para oficinas e eventos. Em 2024, foi reconhecido como Ponto de Cultura pela Política Nacional Aldir Blanc. “A arte independente precisa de territórios como o Kardak para florescer e transformar. Esse é nosso papel”, afirma Schiezaro.

Serviço
Semeando Saberes – SOS Sassá
11h – EE Profa Maria do Carmo Ricci Von Zuben
14h30 – EMEF Profo Franco Montoro
17h30 – Escola Aweté (entrada gratuita – ingressos 1h antes)