Padre Norberto reflete sobre missão do Papa Leão XIV

Pároco de Vinhedo destaca papel da Igreja e renovação das esperanças com novo pontífice

Papa Leão XIV faz sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de S. Pedro
Foto: Reprodução/Vatican News
Papa Leão XIV faz sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de S. Pedro

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo papa movimentou fiéis em todo o mundo — e em Vinhedo, não foi diferente. O religioso de 69 anos, agora Leão XIV , foi eleito na tarde desta terça-feira (8), assumindo o comando da Igreja Católica com a promessa de manter o diálogo e aprofundar as reformas iniciadas por seu antecessor, o Papa Francisco. 

Com raízes franco-italianas e espanholas, Prevost é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e o segundo oriundo das Américas. Missionário por mais de uma década no Peru, ele se destacou pela postura pastoral e pelo trabalho junto às comunidades mais vulneráveis da América Latina. 

Para entender o que a chegada de Leão XIV pode representar na prática, especialmente para as paróquias brasileiras, o portal iG Vinhedo conversou com o padre Norberto Tortorelo Bonfim, responsável pela Igreja Matriz de Sant´Ana, considerada uma das igrejas mais antigas da cidade. A entrevista aborda as impressões do pároco sobre a eleição do novo pontífice e as perspectivas para este novo momento da Igreja. 

Qual foi seu sentimento ao receber a notícia da eleição de Leão XIV?

Padre Norberto durante cerimônia de batismo na Igreja Sant´Ana
Foto: Foto: Pedro H. Lopes
Padre Norberto durante cerimônia de batismo na Igreja Sant´Ana

"Ontem nós vivemos um momento muito esplêndido, lindo, abençoado na história da humanidade, na história da nossa Igreja, com a eleição do papa Leão XIV."

Como o senhor interpreta o papel da Igreja e do papa nesse novo tempo?

"A Igreja tem um papel extraordinário, a partir da instituição dela por Jesus, de ser neste mundo, sal, luz, fermento do evangelho do reino de Deus. O sucessor de Pedro tem a tarefa de conduzir a Igreja, de manter o foco na missão." 

Qual sua expectativa para o pontificado do Papa Leão XIV?

"Nós nos alegramos porque foi eleito este papa com características bem próprias: dupla nacionalidade, norte-americano e peruano, muito envolvido com a evangelização. Já nas palavras iniciais dele, vimos a certeza de que a Igreja deve ser ponte, aquela que une as pessoas, os povos, as culturas."

O senhor enxerga uma continuidade em relação ao Papa Francisco?

"Acredito que Leão XIV não fugirá desta verdade. Ele trabalhou muito próximo ao Papa Francisco, alguém de confiança. Deve levar adiante a bandeira colocada por Francisco: lutar pela humanidade, pela paz, pelo evangelho."

Que mensagem o novo papa trouxe logo nas primeiras palavras?

"Desejarmos a paz e trabalharmos pela paz. Essa é uma condição fundamental para manter a dignidade de todos os filhos de Deus."


Qual é o papel da Igreja no mundo atual, segundo sua visão?

"A Igreja vive as alegrias e tristezas da humanidade, e se torna uma referência, um porto. Ela deve ser esta luz de Deus, chamando a atenção dos povos para o amor que devemos nutrir uns pelos outros." 

Como esse novo momento afeta diretamente comunidades como a de Vinhedo?

"O início do pontificado renova as esperanças para todos nós, inclusive aqui em Vinhedo. Nós somos parte desta Igreja e vamos continuar trabalhando nesta direção."

Que orientação pastoral o senhor deixa à comunidade neste início de pontificado?

"Que o papa tenha longa vida, que tenha nossa oração, nossa obediência, e a certeza de que pode contar conosco no anúncio do evangelho de Jesus." 

Experiência e fé a serviço da comunidade

Em 6 de fevereiro de 2021, padre Norberto Tortorelo Bonfim assumiu a paróquia de Sant’Ana, localizada no Centro de Vinhedo, é considerada uma das igrejas mais antigas da cidade. Nascido em Votuporanga (SP), em 1963, padre Norberto tem uma longa trajetória dedicada à evangelização, à formação religiosa e à bioética. 

É bacharel em Teologia pela PUC-Campinas, com especializações e mestrado na área de Bioética, tendo sido também capelão da Unicamp e atuado em diversas comissões arquidiocesanas. Atualmente, além de pároco da Paróquia Sant’Ana, é membro da Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Campinas.