
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira , em parceria com o Coletivo Lumina, Fundação Poder Jovem e outras entidades, promove no dia 18 de maio (domingo), a partir das 14h, um evento especial na Estação Ferroviária de Louveira , em alusão a duas importantes datas: o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e o Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes , também conhecido como Maio Laranja.
A programação inclui Feira de Economia Solidária, Teatro do Oprimido, Cine Debate e oficinas artísticas, com foco em saúde mental, direitos humanos e enfrentamento à violência sexual infantil.
Confira a programação:
14h às 18h
Feira de Economia Popular Solidária
Coordenação: Jaqueline Lima Oliveira
14h às 15h30
Oficina “Corpo, Gênero e Sexualidade” – Teatro do Oprimido
Com a atriz e psicóloga Sandra Vilchez
15h30 às 17h45
Cine Debate: “Histórias Vividas – Uma Luta Contra a Aids”
Com enfoque na promoção da saúde mental por meio de dispositivos artísticos.
Coordenação: psicóloga e psicanalista Lurdes Munhoz
Sobre as datas
18 de maio é uma data marcada por duas lutas fundamentais:
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Celebrado em defesa da Reforma Psiquiátrica e da construção de um tratamento mais humano, digno e socialmente integrado para pessoas com transtornos mentais. A data relembra que a loucura tem direitos e que o cuidado deve substituir o encarceramento.
Maio Laranja – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Tem como objetivo conscientizar, prevenir e enfrentar a violência sexual infantojuvenil. A data homenageia a memória de Araceli Crespo, menina de 8 anos que, em 1973, foi vítima de sequestro, abuso e assassinato. É um chamado à sociedade para romper o silêncio e proteger nossas crianças e adolescentes.