Vinhedo participa de debate sobre meio ambiente em Paulínia

Reunião da RMC aprovou programas de microflorestas e rede de estações climáticas

Prefeitos e representantes do executivo das cidades que integram a RMC estiveram na Prefeitura de Paulínia
Foto: Foto: Prefeitura de Paulínia/ Divulgação
Prefeitos e representantes do executivo das cidades que integram a RMC estiveram na Prefeitura de Paulínia

O prefeito de Vinhedo,  Dr. Dario Pacheco, participou, nesta quinta-feira, 24, da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), realizada na Prefeitura de Paulínia. O encontro reuniu prefeitos e representantes de diversas cidades para debater iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável , com foco na preservação ambiental e no enfrentamento às mudanças climáticas .

Durante o evento, foram aprovadas pautas importantes, como a viabilização do programa Microfloresta, que incentiva a recuperação de áreas verdes por meio da criação de florestas urbanas de pequeno porte. A proposta, segundo os gestores, poderá ser adotada pela iniciativa privada, nos moldes da adoção de praças públicas.

Outro destaque foi o programa Reconecta, que prevê a criação de corredores ecológicos entre os municípios da RMC, facilitando o fluxo da fauna e flora e promovendo o equilíbrio dos ecossistemas.

Entre os temas, também foi debatida a implantação de uma rede integrada de estações meteorológicas, com previsão de até 120 unidades distribuídas entre as cidades da região – seis por município.

Os equipamentos irão monitorar temperatura, precipitação, velocidade dos ventos, irradiação solar e pressão atmosférica, com apoio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e do Ciiagro. A proposta visa oferecer dados mais precisos para ações preventivas diante de eventos climáticos extremos.


Além disso, a reunião aprovou o projeto de monitoramento ambiental regional, que irá medir indicadores climáticos e de saúde, utilizando tecnologia para acompanhar índices de desmatamento, queimadas e inundações em tempo real.

De acordo com o prefeito de Vinhedo, a participação em fóruns regionais como este "é fundamental para integrar o município às políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas".

Ao final do encontro, os gestores aprovaram ainda uma moção de apelo ao Governo do Estado para a manutenção de benefícios fiscais à indústria eletroeletrônica, apresentada pelo prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes. O prefeito de Paulínia, Danilo Barros, anfitrião do encontro, comemorou os avanços: “Foi um momento de muita felicidade sediar esse debate com deliberações tão relevantes para a RMC”.