
A IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada nesta quarta-feira, 24, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa – Bem Viver, no Jardim São Matheus, com a presença de mais de 100 participantes entre representantes da sociedade civil, conselheiros, servidores públicos, autoridades locais e pessoas idosas. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) com apoio da Prefeitura de Vinhedo , por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania .
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência teve como objetivo escutar a população e construir propostas para políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno, com inclusão e equidade.
Autoridades destacam avanço da população idosa e necessidade de políticas efetivas
A mesa de abertura contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Cristina Mazon; do vereador Paulinho Palmeira, representando o Legislativo a pedido do presidente da Câmara, vereador Márcio Melle; do secretário de Cultura, Renato Romanetto; e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), Simônia Francisca de Jesus.
De acordo com Márcio Melle: “Nos últimos 25 anos, o número de pessoas com mais de 60 anos dobrou em Vinhedo. Em 2000, eram 4.198 idosos (8,89% da população). Em 2022, o censo registrou 13.658, o equivalente a 17,84%. Por isso, apoiamos ações como o Quero Vida, o Bem Viver e os novos equipamentos de saúde e esporte, fundamentais para garantir qualidade de vida e convivência social.”
Paulinho Palmeira também fez questão de destacar: “Sabemos da importância de cuidar de todas as áreas, mas, mais do que nunca, é preciso cuidar daqueles que cuidaram da gente. As pessoas idosas são exemplos para todos nós.”
A conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos:
- Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
- Fortalecimento das políticas de proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
- Enfrentamento às diversas formas de violência, negligência e abandono;
- Participação social e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
- Fortalecimento dos conselhos de direitos como instrumentos de controle social e formulação de políticas de Estado.
Nos grupos de trabalho, os participantes apresentaram propostas que refletem os desafios locais. Entre as deliberações aprovadas, destacam-se:
- Realização de campanhas educativas sobre discriminação contra pessoas idosas, voltadas à população em geral e ao comércio;
- Ampliação da divulgação dos canais de denúncia de violência, com uso das redes sociais e comunicação acessível;
- Capacitação contínua de servidores públicos e trabalhadores da rede de atendimento, inclusive do setor privado, com foco no atendimento humanizado e na identificação das violências.
Além de debates e apresentações culturais, o encontro encerrou com a eleição das representantes de Vinhedo para a etapa estadual da conferência: Simônia Francisca de Jesus (poder público) e Maria de Lourdes dos Reis (sociedade civil).
A convocação da IV Conferência foi oficializada pela Resolução CMDPDI nº 06/2025, publicada em 31 de março.