Vinhedo intensifica vacinação contra gripe nas UBSs

Campanha mira grupos prioritários e busca alcançar meta de 90%

Imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBS´s de Vinhedo
Foto: Foto: Reprodução/ Divulgação
Imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBS´s de Vinhedo

A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento nas unidades básicas de saúde ( UBSs ) de Vinhedo , com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e tem como objetivo reduzir as complicações causadas pelos vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B.

Entre os públicos-alvo estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos a partir dos 60 anos, pessoas com deficiência permanente, profissionais da saúde, da educação, da segurança e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, funcionários dos Correios e do sistema prisional, além de pessoas em situação de rua e da população carcerária.

Quem possui doenças crônicas ou condições clínicas especiais também deve se vacinar, independentemente da idade.

Cobertura vacinal ainda é considerada baixa

Até agora, apenas 3.865 pessoas foram vacinadas em Vinhedo, o que corresponde a 11,86% do público estimado. No acumulado de 2024, a cidade alcançou 53,72% de cobertura, número abaixo da meta nacional de 90%.


Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto. No caso das crianças, é obrigatória a carteirinha de vacinação.

A vacina contra a gripe é considerada uma das principais formas de prevenção de formas graves da doença, especialmente entre idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com comorbidades.

Atualizada anualmente para combater as cepas mais recentes, ela é segura e ajuda a conter a disseminação do vírus na comunidade, reduzindo o número de internações e desafogando os serviços de saúde.