
Com a proximidade do período de estiagem , que se inicia em maio, a Prefeitura de Valinhos intensificou as ações preventivas contra incêndios florestais . A iniciativa, coordenada pela Defesa Civil , envolve parcerias com municípios vizinhos, órgãos ambientais e o Corpo de Bombeiros para reduzir riscos e garantir resposta rápida em emergências.
Nesta semana, equipes da Defesa Civil, acompanhadas pela Guarda Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros, percorreram oito propriedades na Serra dos Cocais para orientar sobre medidas de prevenção a queimadas.
"Alertamos sobre a importância da criação de aceiros e da manutenção das vias de acesso, garantindo que viaturas de emergência possam chegar rapidamente em caso de fogo", explicou Eduardo Matias, diretor da Defesa Civil de Valinhos.
Na última quarta-feira, 26, representantes das Defesas Civis de Valinhos, Campinas, Itatiba e Morungaba se reuniram no Observatório Municipal de Campinas, na Serra das Cabras, para alinhar estratégias regionais.
Ações de prevenção
Entre as ações definidas estão a instalação de um reservatório de 100 mil litros de água no Pico das Cabras para abastecimento emergencial e o treinamento de agentes para monitoramento de queimadas via satélite. "Nosso foco é a prevenção para evitar tragédias ambientais como as registradas no ano passado", destacou Osvaldo Rocco, secretário de Segurança Pública de Valinhos.
O trabalho preventivo inclui o monitoramento contínuo da umidade do ar por meio de estações meteorológicas e cursos de capacitação em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Além disso, a Guarda Ambiental seguirá fiscalizando as propriedades rurais para garantir o cumprimento das medidas recomendadas. Com planejamento integrado, Valinhos busca minimizar os impactos da estiagem e proteger o meio ambiente.