Equipe da Santa Casa faz capacitação em hemocomponentes

Treinamento aprimora manuseio seguro de bolsas de sangue no hospital

 Beatriz (de vermelho), Alcione (à direita) e colaboradoras da Santa Casa durante treinamento
Foto: Foto: Santa Casa de Vinhedo/ Divulgação
Beatriz (de vermelho), Alcione (à direita) e colaboradoras da Santa Casa durante treinamento

Enfermeiros e técnicos em Enfermagem da Santa Casa de Vinhedo participaram, nos dias 25 e 26 de março, de um treinamento sobre o manuseio seguro de hemocomponentes , como Plasma Fresco Congelado (PFC), Concentrado de Hemácias (CH) e Crio. A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Educação Continuada (NEC), com apoio da gerência de Enfermagem, e conduzida pela biomédica Beatriz Campos de Oliveira Luiz, especialista em Hemoterapia do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Campinas.

O objetivo do treinamento foi reforçar os protocolos de segurança no armazenamento, transporte e transfusão de sangue, além de orientar os profissionais sobre a checagem de procedimentos, a notificação de eventos adversos e a coleta de amostras. A coordenadora do NEC, Alcione Maria Soares dos Passos, destacou a importância da capacitação contínua. “A qualificação da equipe é essencial para garantir um atendimento mais seguro e eficiente à população”, afirmou.


Investimento em capacitação 

O provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, ressaltou que a valorização da formação dos profissionais é um dos pilares para um atendimento humanizado. “Investir na capacitação dos colaboradores reflete diretamente na qualidade do serviço prestado aos pacientes”, disse.

A parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Campinas possibilita que esses treinamentos ocorram a cada seis meses, garantindo a atualização constante dos protocolos seguidos pela Santa Casa.