Municípios da RMC discutem criação de Centro de Inteligência

Encontro em Campinas propõe integrar ações de segurança pública regional

Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) pretende unificar informações e operações das Guardas Municipais da região
Foto: Foto: Prefeitura de Valinhos/ Divulgação
Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) pretende unificar informações e operações das Guardas Municipais da região

Em reunião realizada nesta quinta-feira ,20, em Campinas, os 20 municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas ( RMC ) discutiram medidas para reforçar a segurança pública . Um dos principais temas foi a criação do primeiro Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) do Brasil, projeto inédito que pretende unificar informações e operações das Guardas Municipais da região, com foco na prevenção e combate ao crime .

Localização e inaguração do CIM

O CIM será instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Guarda Municipal de Campinas, com previsão de inauguração em abril. O núcleo vai permitir o compartilhamento de dados em tempo real, a realização de operações conjuntas e a formação de forças-tarefa conforme a necessidade de cada cidade.

Outro destaque do encontro foi a proposta de modernização do Sistema de Videomonitoramento e da estruturação das bases operacionais da Defesa Civil, conectadas ao Centro de Operações de Emergência (COE) estadual.


Representando Valinhos, o prefeito Franklin Duarte de Lima participou da reunião e destacou a importância da integração. “A segurança pública é uma das prioridades dos municípios. A iniciativa do CIM representa um avanço para enfrentarmos os desafios de forma coordenada e eficiente, garantindo mais tranquilidade para nossa população”, afirmou.

O secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, também esteve presente e acompanhou as discussões.

Além dos temas voltados à segurança, o encontro abordou projetos com e sem recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp).