Memorial do Imigrante apresenta exposição "Divas das Artes"

Mostra apresenta obras de nove artistas mulheres, destacando desenhos, pinturas, esculturas e outras expressões artísticas em homenagem ao universo feminino

'A arte é um meio poderoso de expressão, capaz de ultrapassar limites e gerações', Cacilda Franco Ribeiro.
Foto: Imagem: Reprodução/ Divulgação
'A arte é um meio poderoso de expressão, capaz de ultrapassar limites e gerações', Cacilda Franco Ribeiro.

De 1º a 31 de março, o Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ recebe a exposição “Divas das Artes”, com a curadoria da escritora e artista Cacilda Franco Ribeiro. A mostra contará com a participação de nove artistas mulheres que apresentarão suas obras de diferentes linguagens, como desenhos, pinturas e esculturas, com o objetivo de celebrar o talento feminino na arte.

A curadora Cacilda Franco Ribeiro explica que a arte é um meio poderoso de expressão, capaz de ultrapassar limites e gerações. As artistas participantes, com suas criações, demonstram o impacto transformador da arte na sociedade e na vida das pessoas. 

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h, com a presença da curadora às quartas-feiras das 15h às 17h, para a venda de seus livros. 

Participantes da Exposição: 

Cacilda Franco Ribeiro: Escritora, artista e atleta, Cacilda conquistou mais de 200 medalhas no esporte e na dança. Com mais de 40 obras publicadas, é membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Vinhedo. Recebeu diversos prêmios e condecorações por sua atuação cultural. 

Chiarina Viscardi: Italiana naturalizada brasileira, Chiarina tem se destacado em exposições na Itália, onde conquistou prêmios importantes em 2023 e 2024. 

Chris Ozzane: Nascida na França e radicada no Brasil, Chris iniciou sua carreira artística em 1983, trabalhando com o tear manual e, em 2008, começou a pintar. Recebeu prêmio de destaque em 2011 na "Artes Visuais de Vinhedo". 

Duca Olbi Gugelmin: Com mais de 15 anos de experiência, Duca tem participado de exposições em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Além de colaborar com mostras voluntárias e de arte na escola, ela também tem dado suporte em montagens e recepções. 

Flávia Pircher: Mestre em Artes Visuais, Flávia é ceramista com 19 anos de experiência. Participou de exposições internacionais, como no Louvre e na Bienal de Buenos Aires, e leciona cerâmica online. 

Maria Teresa Negreiros: Moradora de Vinhedo, Maria Teresa dedicou-se à pintura após se aposentar da UNESP. Começou com óleo e agora se dedica ao pastel, com destaque para suas obras "Africanas". 

Roseli Tomani: Psicóloga e arteterapeuta, Roseli é uma premiada artista que se destaca pela pintura a óleo, com composições detalhadas que encantam os observadores. Participou de diversos salões e exposições. 

Sandra Sarro: Artista autodidata que iniciou sua carreira nos anos 90, Sandra trabalha com temas florais e transformações poéticas de objetos comuns. Suas obras expressam a beleza do efêmero e a "destruição criativa". 

Tudde Carvalho: Natural de São Paulo, Tudde começou a arte ainda jovem e, atualmente, leciona desenho, pintura e restauração de quadros, com especialização em imagens sacras. 

Vania Vergamini: Com décadas de atuação, Vania realizou exposições importantes, incluindo no Museu Banespa e na Caixa Econômica Federal de Goiânia, e segue produzindo arte de forma incansável. 

Serviço:

Exposição "Divas das Artes"
Período: 1º a 31 de março de 2025
Local: Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ – Vinhedo, SP

Horário de visitação:

Segunda a sexta-feira: das 8h às 17h
Sábados: das 9h às 12h
Presença da Curadora: Cacilda Franco Ribeiro estará no local às quartas-feiras, das 15h às 17h, para a venda de seus livros.
A entrada é gratuita