
A Santa Casa de Vinhedo entregou, na manhã desta sexta-feira (7), a quinta unidade do projeto “Adote um Quarto” . A reforma do quarto 14 foi financiada por 11 médicos do Corpo Clínico do hospital e beneficiará pacientes do SUS, de convênios e particulares. O programa busca oferecer acomodações com o mesmo padrão dos grandes hospitais da capital.
Cada reforma custa, em média, R$ 57 mil, valor que cobre a renovação das instalações elétricas e hidráulicas, pintura, gesso e mobiliário completo. O novo cômodo conta com camas elétricas inteligentes, régua de gases medicinais de última geração, colchões especiais para prevenção de feridas, ar-condicionado, TV com Wi-Fi, poltronas especiais, banheiros equipados com ducha higiênica, enxoval personalizado e armários compactos.

A solenidade de inauguração reuniu diversas autoridades municipais, médicos e colaboradores da instituição. Estiveram presentes o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco; a vice-prefeita, Cris Mazon; os vereadores Inês Diogo, Nilton Braghetto, Paulinho Palmeira, Tiago de Paula e Márcio Melle, presidente da Câmara; além de Letícia Piaia, diretora da Secretaria de Saúde, representando o secretário Milton Ribolli.
Durante o evento, o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, anunciou que a próxima unidade já está sendo reformada. “Só tenho que agradecer ao Corpo Clínico por ter custeado essa melhoria. Em breve, mais um quarto estará à disposição dos nossos pacientes: o quarto 15”, destacou.
O vereador Márcio Melle reforçou o compromisso da Câmara em seguir destinando recursos à instituição, citando as emendas impositivas que viabilizaram as duas primeiras unidades do projeto. Já, o prefeito Dr. Dario, que iniciou sua trajetória médica na Santa Casa em 1972, ressaltou sua ligação com o hospital: “Hoje é um dia glorioso para mim. Já me disseram que tenho um pezinho na instituição. Na verdade, eu tenho os dois pés e meu coração na Santa Casa. A colaboração dos médicos, da Irmandade, da Câmara e da Prefeitura ao hospital continuará”.
Responsáveis pela reforma
O investimento da melhoria do quarto 14 foi dividido pelos médicos Dr. Dario Pacheco (prefeito de Vinhedo), Dr. Omar Abbas (gerente dos médicos e coordenador da Clínica Médica), Dr. Adriano Chitacumula (coordenador da Ginecologia e Obstetrícia), Dr. Roberto Abib Jr. (coordenador da Ortopedia e diretor técnico da Santa Casa), Dr. Eduardo Varella (coordenador da Urologia), Dr. Carlos Vernin (coordenador da Cirurgia Geral), Dr. Márcio Urbano (cirurgião pediátrico), Dr. Juliano Loureiro (coordenador da Cirurgia Plástica), Dr. Enrique Alejandro Tonin (ortopedista), Dr. Gabriel Pescarini (clínico geral) e Dra. Juliana Freire (cirurgiã vascular).
Desde a criação do projeto, outros quatro quartos foram revitalizados. As duas primeiras unidades foram financiadas por emendas parlamentares da Câmara Municipal, com apoio da Prefeitura. O terceiro quarto foi custeado pelo Conselho de Pastores de Vinhedo (Copavi), enquanto o quarto contou com recursos das paróquias Sant’Ana, São Sebastião, São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes e do Mosteiro de São Bento.