Interligação indevida entre redes de esgoto e drenagem podem causar problemas

Sanebavi alerta para os impactos da mistura entre redes de esgoto e drenagem e reforça a importância do cumprimento das normas de saneamento

É de responsabilidade do morador garantir a separação correta das tubulações conforme prevê a norma NBR 10844
Foto: Foto: Sanebavi/ Divulgação
É de responsabilidade do morador garantir a separação correta das tubulações conforme prevê a norma NBR 10844

Após um longo período de estiagem , as chuvas voltaram à região, trazendo alívio para a população e ao meio ambiente. No entanto, o aumento do volume de água também demanda cuidado redobrado com o manejo das águas pluviais . A Sanebavi , responsável pelo saneamento em Vinhedo, alerta para os problemas causados pela interligação indevida entre redes de esgoto e drenagem.

Quando as águas de chuva são direcionadas para a rede de esgoto, as tubulações podem ficar sobrecarregadas, resultando em extravasamentos nas ruas ou até no retorno de resíduos para os imóveis. Por outro lado, o lançamento de esgoto nas redes pluviais contamina rios e córregos, já que esses efluentes não passam por tratamento adequado.

Importância de fazer as ligações corretas

A Sanebavi destaca que a água da chuva deve ser encaminhada para a rede de drenagem urbana, como sarjetas e bocas de lobo, que a conduzem aos corpos d'água. Já o esgoto doméstico deve seguir para as redes coletoras, conectadas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).


Dentro das propriedades, é responsabilidade do morador garantir a separação correta das tubulações conforme prevê a norma NBR 10844. Em vias públicas, o município se encarrega da instalação e manutenção das redes pluviais.

O cumprimento das normas é essencial para preservar a infraestrutura urbana e assegurar a qualidade de vida da população.