Ipê Roxo é eleita árvore símbolo de Vinhedo

Espécie terá papel central no Plano Municipal da Mata Atlântica

Enquete elege Ipê Roxo como a árvore símbolo de Vinhedo
Foto: Foto: Pedro H. A. Lopes
Enquete elege Ipê Roxo como a árvore símbolo de Vinhedo

A Secretaria de Planejamento Ambiental divulgou nesta terça-feira (17) o resultado da enquete “Qual é a árvore símbolo de Vinhedo ”, que mobilizou os internautas da cidade durante 30 dias. Com 29,7% dos votos (82 votos), o Ipê Roxo foi a espécie mais votada, superando o Jequitibá Rosa, que ficou com 28,2% (78 votos), e o Ipê Amarelo, que recebeu 15,6% (43 votos). Ao todo, 276 pessoas participaram da consulta.

A escolha do Ipê Roxo reforça sua importância para a paisagem e a cultura local. Essa espécie, que embeleza ruas e praças da cidade, será mencionada na elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA). O plano tem como objetivo proteger, conservar e recuperar a vegetação nativa de Vinhedo, além de promover melhorias na qualidade de vida da população.

A enquete também incluiu outras espécies, como Paineira (6,5%), Sibipiruna (4,3%), Quaresmeira (3,3%), Pau-Brasil (2,9%), Ipê Branco (2,5%), Pau-Ferro (1,8%) e Manacá-da-Serra (1,4%). Os internautas ainda sugeriram árvores como flamboyant, cipreste, jacarandá e pinheiro.


O papel do PMMA

O PMMA é uma exigência da Lei Federal nº 11.428/2006, a Lei da Mata Atlântica, que visa assegurar a preservação de um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. Em Vinhedo, o plano tem especial relevância devido aos remanescentes florestais que ajudam a regular o clima e a conservar recursos hídricos, como rios e nascentes.

Entre as ações previstas pelo PMMA estão a recuperação de áreas degradadas, o controle de espécies invasoras e o incentivo à educação ambiental. O documento também busca mapear e proteger áreas prioritárias para a conservação e a restauração ambiental, fomentando políticas sustentáveis e envolvendo sociedade civil, instituições públicas e privadas.