Programa da Santa Casa de Vinhedo acolhe gestantes e reduz ansiedade antes do parto

“Maternidade Acolhedora” oferece orientações e fortalece vínculo entre futuras mães e equipe médica

Gestantes e familiares durante visita às dependências onde o parto será realizado
Foto: Foto: Santa Casa de Vinhedo/ Divulgação
Gestantes e familiares durante visita às dependências onde o parto será realizado

O programa “Maternidade Acolhedora” , da Santa Casa de Vinhedo , recebe semanalmente gestantes monitoradas pela Rede Municipal de Saúde para visitas às dependências do hospital onde ocorrerá o parto. A iniciativa promove a troca de informações entre as futuras mães e a equipe de Ginecologia, Obstetrícia e Enfermagem, com o objetivo de reduzir a ansiedade e fortalecer o vínculo das famílias com o local.

“É confortante para toda família receber assistência antes das crianças virem ao mundo. Normalmente não se gosta de hospitais, que têm um rótulo negativo para muita gente. O setor de Maternidade é diferenciado, pois ali nascem os bebês”, afirmou o Dr. Adriano Chitacumula, coordenador do departamento de Ginecologia e Obstetrícia do hospital. Ele também destacou que o acolhimento e as orientações contribuem para que as gestantes e seus acompanhantes “se sintam em casa”, promovendo mais segurança durante todo o processo.

Orientações práticas e presente simbólico

Nesta semana, quatro gestantes participaram do programa e receberam orientações sobre documentos necessários para registrar o bebê — um serviço disponível na própria Santa Casa — e sugestões para montar os enxovais, tanto dos filhos quanto das mães. As visitantes foram recebidas pela coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil, Tayná Montesino Noletto, e ganharam uma naninha como lembrança da experiência.


“Nossa missão é cuidar das pessoas. As mães precisam deste carinho e das dicas passadas durante o ‘Maternidade Acolhedora’, para que possam dar à luz da forma mais tranquila possível”, explicou o provedor do hospital, Julliano Gasparini.

O programa reforça o compromisso da Santa Casa com um atendimento humanizado, reduzindo o estresse das gestantes e de seus familiares ao criar um ambiente de acolhimento e confiança.