O Conselho de Pastores de Vinhedo (Copavi) entregou nesta sexta-feira (13) um exemplar da Bíblia em braile à Biblioteca Municipal da cidade. Composta por 40 volumes e pesando cerca de 60 kg, a obra foi impressa no sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão .
Durante a cerimônia, o presidente do Copavi, pastor Anderson Moreira de Carvalho, destacou a relevância da iniciativa. “Vinhedo é uma das poucas cidades do país a disponibilizar a Bíblia em braile. Nosso objetivo é garantir que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à palavra de Deus”, afirmou.
A entrega foi feita ao prefeito, Dr. Dario Pacheco, e contou com a presença do presidente da Câmara, Paulinho Palmeira, além de outros membros do conselho.
Inclusão e acessibilidade
A inclusão social e o acesso à cultura e à espiritualidade são temas centrais dessa ação. Com a Bíblia em braile, a Biblioteca Municipal de Vinhedo amplia o alcance de seus serviços, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham mais oportunidades de aprendizado e interação com conteúdo de relevância espiritual e cultural.
Além disso, a iniciativa reforça o papel da cidade na promoção de políticas de acessibilidade, tornando-se referência para outros municípios que buscam atender às necessidades de pessoas com deficiência.
A Bíblia em braile estará disponível para empréstimo nos mesmos moldes das demais obras da biblioteca, possibilitando que os leitores explorem os 40 volumes de forma individual e no seu próprio ritmo.
A Biblioteca Municipal de Vinhedo tem também livros de vários gêneros em braile e audiobooks para pessoas com deficiências visuais, doados pela Fundação Dorina Nowill para cegos, de São Paulo.
Sobre a Biblioteca Municipal de Vinhedo
A Biblioteca Municipal de Vinhedo tem aproximadamente 25 mil livros dos mais variados gêneros e gostos, incluindo de ficção científica mais lidos e aclamados pelo público, além de CDs e DVDs.
Para começar a pegar livros gratuitamente basta ir até a biblioteca e apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço ou cartão cidadão originais.
É permitida a retirada de até 3 (três) livros por pessoa e o prazo de devolução é de 15 dias. Caso haja atraso, será gerada uma multa de R$ 1,00 por dia útil de atraso, por livro emprestado. Livros de consulta como enciclopédias e dicionário específicos não podem ser retirados, devendo ser lidos no local.
A Biblioteca Municipal de Vinhedo aceita doações de diversos tipos de materiais, resguardando-se por termo assinado pelo doador e garantindo a si mesma o direito de analisar as doações recebidas, avaliando a pertinência de integrá-las ou não ao seu acervo (com critérios como adequação ou não da obra ao público alvo da biblioteca, limitação do espaço físico da biblioteca, atualização, conservação, entre outros).
Após a avaliação, caso os itens doados não sejam interessantes ao acervo, a Biblioteca Municipal de Vinhedo poderá encaminhá-los para outras bibliotecas, doá-los ao público interessado, utilizá-los em campanhas culturais, reciclá-los ou mesmo devolvê-los.
Serviço
Endereço:
Rua Monteiro de Barros, 101, centro, no mesmo espaço do Centro Cultural "Engenheiro Guerino Mario Pescarini".
Telefone:
(19) 3876-8700 | ramal 1214 (bibliotecária) | ramal 1212 (atendimento)
Horário de atendimento:
de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
E-mail:
biblioteca@vinhedo.sp.gov.br