Vinhedo foi reconhecida com o selo " Educação Empreendedora " pelo sucesso na implementação do programa de empreendedorismo do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em diversas instituições de ensino do município. O projeto tem como objetivo principal desenvolver habilidades e competências empreendedoras, incentivando crianças e jovens a assumirem uma postura protagonista e consciente em relação à sociedade.
A iniciativa está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece ferramentas pedagógicas que auxiliam os professores no desafio de formar cidadãos críticos e conscientes. Entre os principais recursos estão os Objetos de Aprendizagem, que incluem planos de aula com atividades literárias, jogos, filmes e propostas práticas para trabalhar temas como cidadania, ética, sustentabilidade, diversidade e autoconhecimento. O programa visa também desenvolver nos alunos competências que reforcem autoestima, autonomia e capacidade de planejamento de projetos de vida saudáveis.
Propostas pedagógicas locais
O programa foi aplicado em diferentes escolas de Vinhedo, cada uma com atividades específicas:
Na Escola Municipal “Prof. André Franco Montoro”, foi desenvolvido o projeto “Superando Desafios”.
A EM CIC “Eduardo Von Zuben” realizou reuniões práticas com foco em atividades culinárias.
A EM “Dra. Nilza Carbonari Ferragut” utilizou jogos digitais Geniol para engajar os estudantes.
Outras escolas, como a EM “Prof. Ricardo Junco Neto”, EM “Integração” e EM “Dr. Jair Mendes de Barros”, exploraram trechos de filmes e textos em dinâmicas de aprendizado.
Durante o ano letivo, essas escolas trabalharam os conteúdos propostos pelo Sebrae, promovendo reflexões sobre valores e atitudes empreendedoras. Como resultado, as instituições participantes receberam certificados que destacam o comprometimento com a formação cidadã e a excelência educacional.
Impacto do programa
Segundo Robson Moreira, analista de negócios do Sebrae-SP, o programa atende alunos desde o Ensino Fundamental – anos iniciais – até o Ensino Superior, trabalhando o comportamento empreendedor em diferentes etapas da educação. Em Vinhedo, o conteúdo foi integrado às salas de aula, oferecendo aos estudantes conhecimentos aplicáveis tanto no cotidiano quanto em sua trajetória futura.
“Crianças e jovens que têm contato com o comportamento empreendedor desde cedo se destacam no futuro. Por isso, é importante incluir o empreendedorismo nas escolas”, afirmou Moreira. Ele também destacou a relevância do reconhecimento para Vinhedo: “Os selos chancelam as escolas participantes e a prefeitura como parceiras da educação empreendedora. Nosso objetivo é repetir as ações em 2025, ampliando a presença do empreendedorismo no ensino básico”.