O grupo feminino Abacateiras Forró de Rabeca realizou, na noite deste domingo (8), um show especial no Quintal Taturanas , em Vinhedo . O evento, gratuito e aberto ao público, marcou o lançamento do primeiro videoclipe Rebento, música autoral do grupo. Além da apresentação musical, os participantes puderam aproveitar uma feira de economia criativa, uma praça de alimentação e música ao vivo com DJ. A programação também destacou a acessibilidade, com estrutura adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além da presença de uma intérprete de Libras durante o show.
Segundo as idealizadoras da feira Camila Candiani, responsável pelo Taturanas Brechó e Maria Stella Angote, o evento reflete um compromisso com a comunidade local: "É nossa primeira feira aqui no Quintal Taturanas. É um evento para movimentar a cultura de Vinhedo, fortalecer os movimentos sociais e valorizar quem produz com as próprias mãos. Muito obrigada pela presença de todos."
A trajetória das Abacateiras
Composto por Elis Ribeiro (vocal), Maria Clara Teixeira (rabeca), Cleu Dandolo (violão) e Ana Lu Geraldini (zabumba), o grupo celebra e valoriza a cultura popular brasileira em seu repertório, que transita por ritmos como maracatu, coco, ciranda, boi e o forró. Fundado em 2020, o grupo teve origem em encontros despretensiosos em uma hamburgueria. "Maria Clara, rabequeira do grupo, tinha uma hamburgueria, a Elis, vocalista, e a Cléo, violonista, trabalhavam com ela. Enquanto aguardavam os pedidos, costumavam tocar juntas, o que levou à formação de uma banda inicial", relembra Ana Lu.
O projeto ganhou forma em meio à pandemia de Covid-19 e estreou oficialmente em uma festa junina de 2021, após a flexibilização das restrições sanitárias. A formação definitiva aconteceu com a chegada de Ana Lu, como ela explica: “Foi na época em que a Cléo e a Elis resolveram fazer uma viagem de carro pelo Brasil. Com o retorno das duas, o grupo se consolidou com quatro integrantes.”
Incentivo à criação autoral
Atualmente, as Abacateiras estão explorando o universo da composição. Já contam com duas músicas autorais, e uma delas foi escolhida para o primeiro videoclipe, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, que foi criada com o objetivo de apoiar a produção cultural no Brasil, destinando mais de R$ 3,8 bilhões para estados e municípios investirem em projetos artísticos e culturais. Graças a este incentivo, o grupo conseguiu financiar a produção do videoclipe que foi apresentado como ponto alto da noite.
Presença ilustre e reflexões sobre cultura
O evento atraiu um bom público e contou com a presença da vereadora Nayla de Souza e do vereador Luiz Vieira. Nayla destacou a importância da cultura para o bem-estar da comunidade: “Eu gosto de participar de tudo que é da população vinhedense, da comunidade de Vinhedo. Especificamente a cultura, aquilo que congrega a arte, como é o caso desse evento hoje, tem uma importância fundamental para a saúde mental", afirma a parlamentar.
De acordo com ela, esse é um conceito é muito amplo: "não é só ir ao médico ou ao psicólogo, mas também ter a oportunidade de se expressar, contemplar e admirar a expressão artística e humana de outras pessoas. Isso é muito importante, e o evento está muito lindo”, finaliza.